PROJETOS EM DISPUTA: EMPRESÁRIOS TRABALHADORES, TRABALHADORES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8875 |
Resumo: | Os anos 90 presenciam a ocupação do espaço público por atores sociais providos de interesses próprios- trabalhadores e empresários -, em torno das políticas de formação profissional. Entretanto, os motivos dos atores não são suficientes para explicar as ações e os resultados destas, tornando-se necessário contextualizar os processos de natureza social e política que fundamentam a dinâmica dos interesses em jogo.Trata-se, portanto, de compreender a materialidade das relações sociais capitalistas no Brasil nas últimas décadas e o processo de construção de atores sociais que se reconhecem como interlocutores legítimos e que, no âmbito da esfera pública, disputam a hegemonia de projetos educacionais,articulando as concepções, processos, conteúdos educativos, administração/gestão de recursos e financiamento da formação profissional, aos respectivos interesses de classe. |
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PROJETOS EM DISPUTA: EMPRESÁRIOS TRABALHADORES, TRABALHADORES E FORMAÇÃO PROFISSIONALPolíticas PúblicasFormação ProfissionalTrabalhadores370 Os anos 90 presenciam a ocupação do espaço público por atores sociais providos de interesses próprios- trabalhadores e empresários -, em torno das políticas de formação profissional. Entretanto, os motivos dos atores não são suficientes para explicar as ações e os resultados destas, tornando-se necessário contextualizar os processos de natureza social e política que fundamentam a dinâmica dos interesses em jogo.Trata-se, portanto, de compreender a materialidade das relações sociais capitalistas no Brasil nas últimas décadas e o processo de construção de atores sociais que se reconhecem como interlocutores legítimos e que, no âmbito da esfera pública, disputam a hegemonia de projetos educacionais,articulando as concepções, processos, conteúdos educativos, administração/gestão de recursos e financiamento da formação profissional, aos respectivos interesses de classe.Universidade Federal de Minas Gerais2012-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8875Trabalho & Educação; Vol. 1 (1997): NÚMERO 1; 113-127Trabalho & Educação; Vol. 1 (1997): NÚMERO 1; 113-127Trabalho & Educação; Vol. 1 (1997): NÚMERO 1; 113-127Trabalho & Educação; v. 1 (1997): NÚMERO 1; 113-1272238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8875/6376Deluiz, Neiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8875Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:33Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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