AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Adilene Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805
Resumo: O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST.
id UFMG-23_576f2ee581a6513d526768a1604f5acc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8805
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the fieldPrática educativaEducação do CampoMST370O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-2912238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805/6309Quaresma, Adilene Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8805Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:26Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
title AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
spellingShingle AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
Quaresma, Adilene Gonçalves
Prática educativa
Educação do Campo
MST
370
title_short AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
title_full AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
title_fullStr AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
title_sort AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
author Quaresma, Adilene Gonçalves
author_facet Quaresma, Adilene Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Adilene Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Educação do Campo
MST
370
topic Prática educativa
Educação do Campo
MST
370
description O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805/6309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291
Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511758942208