AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805 |
Resumo: | O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST. |
id |
UFMG-23_576f2ee581a6513d526768a1604f5acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8805 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the fieldPrática educativaEducação do CampoMST370O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-2912238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805/6309Quaresma, Adilene Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8805Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:26Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
title |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field Quaresma, Adilene Gonçalves Prática educativa Educação do Campo MST 370 |
title_short |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
title_full |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
title_sort |
AS PRÁTICAS DE EDUCADORES DE ASSENTAMENTOS DO MST EM MINAS GERAIS - CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DO/E PARA O TRABALHADOR DO CAMPO / The practice of educators of settlements of the MST in Minas Gerais - building a education of/and for the worker of the field |
author |
Quaresma, Adilene Gonçalves |
author_facet |
Quaresma, Adilene Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Adilene Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Educação do Campo MST 370 |
topic |
Prática educativa Educação do Campo MST 370 |
description |
O artigo apresenta análise da prática educativa dos educadores em escolas de assentamentos do MST, em Minas Gerais. Tem por referência pesquisa realizada no Doutorado, concluído em fevereiro de 2011, na qual investigou-se a relação trabalho-educação no Projeto Político-Pedagógico do MST. A pesquisa de campo, realizada em 2009, foi dividida em duas etapas. A primeira objetivou analisar a compreensão dos educadores e educandos sobre o processo de execução do Projeto Político-Pedagógico e a segunda a compreensão que estes tinham sobre o trabalho, a relação trabalho-educação e como era a prática educativa para estabelecer a relação entre trabalho e educação. O referencial teórico, tendo em vista o recorte do texto, toma por referência discussões de: Caldart (2004), Freire (2005), Gadotti (1994), Gramsci (1968), Kuenzer (2007), Marx (1987), MST (2005), Menezes Neto (2003), Oliveira (2005), Pistrak (1981,2009), Schmied-Kowarzik (1983), Teixeira (2007) e Vasquez (2007). O tema e abordado a partir de três tópicos: Os princípios filosóficos e pedagógicos do MST para a educação e o trabalho como princípio educativo; a prática educativa para a construção do Projeto Político-Pedagógico do MST e a prática educativa da relação trabalho-educação. As questões apresentadas permitem considerar que há uma tentativa individual intencional de cada educador, a partir de sua prática educativa, de construção de uma educação do/para o trabalhador do campo orientada pelos princípios do MST. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8805/6309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291 Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291 Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291 Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 273-291 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511758942208 |