FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032 |
Resumo: | O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores. |
id |
UFMG-23_68270c62fd4263fe1070805d59f38ed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9032 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃOTrabalhoTrabalho e Educação e Marx e Educação O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; v. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-352238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032/6493Santos, Oder José dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:49Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
title |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO Santos, Oder José dos Trabalho Trabalho e Educação e Marx e Educação |
title_short |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
title_full |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
title_sort |
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO |
author |
Santos, Oder José dos |
author_facet |
Santos, Oder José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Oder José dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Trabalho e Educação e Marx e Educação |
topic |
Trabalho Trabalho e Educação e Marx e Educação |
description |
O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032/6493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35 Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35 Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35 Trabalho & Educação; v. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512517062656 |