FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Oder José dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032
Resumo: O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores.
id UFMG-23_68270c62fd4263fe1070805d59f38ed1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9032
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃOTrabalhoTrabalho e Educação e Marx e Educação O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35Trabalho & Educação; v. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-352238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032/6493Santos, Oder José dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9032Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:49Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
title FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
spellingShingle FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
Santos, Oder José dos
Trabalho
Trabalho e Educação e Marx e Educação
title_short FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
title_full FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
title_fullStr FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
title_sort FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
author Santos, Oder José dos
author_facet Santos, Oder José dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Oder José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Trabalho e Educação e Marx e Educação
topic Trabalho
Trabalho e Educação e Marx e Educação
description O tema dos fundamentos da relação trabalho e educação é examinado, neste artigo, à luz dos ensinamentos de Engels, basicamente no prefácio de O Capital, Livro Segundo, quando se refere às polêmicas travadas com vários críticos que negavam a novidade epistemológica da obra de Marx - a resignificação do conceito de mais-valia. Engels mostra-nos que Marx analisa a questão do trabalho em direção oposta a de seus predecessores: "onde estes haviam visto uma solução, ele viu apenas um problema". Aborda agora um novo problema que exige nova solução. Eis, pois, a "chave para o entendimento de toda a produção capitalista" - compreender, de fato, o reexame da categoria da mais-valia. Para tal, necessário se faz saber o que era valor. Neste quadro, o autor conclui que a análise da educação deve ser feita no interior das condições gerais de produção, aliás constitui mesmo uma dessas condições. Referindo-se às condições gerais da produção e da reprodução da força de trabalho, condições essas decisivas para que existam trabalhadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9032/6493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35
Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35
Trabalho & Educação; Vol. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35
Trabalho & Educação; v. 9 (2001): NÚMERO 9; 27-35
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512517062656