PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188
Resumo: O texto propõe-se à análise do trabalho de assistência técnico-pedagógica marcado pelo princípio da autonomia desenvolvido através do Projeto Lumiar/RS com as famílias dos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Resulta de uma pesquisa de campo, cuja finalidade foi avaliar o trabalho de assistência técnica a agricultores assentados. Os resultados da pesquisa apontam em dois sentidos: a) a conclusão de que a assistência técnico-pedagógica aos agricultores é imprescindível à viabilização dos assentamentos; b) a necessidade de repensar a educação acadêmica e a escola básica em termos de metodologia, relação professor/aluno, conteúdos e formação de professores, compreendendo a educação com o sentido de formação.
id UFMG-23_76181cef65cc885b5edda3fd92cdfd21
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9188
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOSPedagogia da autonomiaMSTAgriculturaAssentamentos370O texto propõe-se à análise do trabalho de assistência técnico-pedagógica marcado pelo princípio da autonomia desenvolvido através do Projeto Lumiar/RS com as famílias dos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Resulta de uma pesquisa de campo, cuja finalidade foi avaliar o trabalho de assistência técnica a agricultores assentados. Os resultados da pesquisa apontam em dois sentidos: a) a conclusão de que a assistência técnico-pedagógica aos agricultores é imprescindível à viabilização dos assentamentos; b) a necessidade de repensar a educação acadêmica e a escola básica em termos de metodologia, relação professor/aluno, conteúdos e formação de professores, compreendendo a educação com o sentido de formação.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161Trabalho & Educação; v. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-1612238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188/6609Ribeiro, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9188Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:07Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
title PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
spellingShingle PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
Ribeiro, Marlene
Pedagogia da autonomia
MST
Agricultura
Assentamentos
370
title_short PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
title_full PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
title_fullStr PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
title_sort PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da autonomia
MST
Agricultura
Assentamentos
370
topic Pedagogia da autonomia
MST
Agricultura
Assentamentos
370
description O texto propõe-se à análise do trabalho de assistência técnico-pedagógica marcado pelo princípio da autonomia desenvolvido através do Projeto Lumiar/RS com as famílias dos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Resulta de uma pesquisa de campo, cuja finalidade foi avaliar o trabalho de assistência técnica a agricultores assentados. Os resultados da pesquisa apontam em dois sentidos: a) a conclusão de que a assistência técnico-pedagógica aos agricultores é imprescindível à viabilização dos assentamentos; b) a necessidade de repensar a educação acadêmica e a escola básica em termos de metodologia, relação professor/aluno, conteúdos e formação de professores, compreendendo a educação com o sentido de formação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188/6609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161
Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161
Trabalho & Educação; Vol. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161
Trabalho & Educação; v. 8 (2001): NÚMERO 8; 133-161
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513000456192