PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA A AGRICULTORES ASSENTADOS
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9188 |
Resumo: | O texto propõe-se à análise do trabalho de assistência técnico-pedagógica marcado pelo princípio da autonomia desenvolvido através do Projeto Lumiar/RS com as famílias dos agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul. Resulta de uma pesquisa de campo, cuja finalidade foi avaliar o trabalho de assistência técnica a agricultores assentados. Os resultados da pesquisa apontam em dois sentidos: a) a conclusão de que a assistência técnico-pedagógica aos agricultores é imprescindível à viabilização dos assentamentos; b) a necessidade de repensar a educação acadêmica e a escola básica em termos de metodologia, relação professor/aluno, conteúdos e formação de professores, compreendendo a educação com o sentido de formação. |
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