EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tafuri, Diogo Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves Júnior, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar os processos educativos decorrentes da prática social da gestão do Banco Comunitário Nascente, empreendimento de Economia Solidária localizado em um bairro de periferia urbana da cidade de São Carlos/SP. Deste modo, partimos do entendimento de que as diversas práticas sociais levadas à cabo por pessoas e grupos acabam por promover a própria formação humana para a vida em sociedade, tomando-as dentro do contexto das relações materiais e simbólicas que estruturam uma realidade social e cultural comum. No tocante à análise dos dados, utilizamos técnicas de pesquisa inspiradas na fenomenologia, as quais nos permitiram interpretar as descrições sistematicamente registradas em diários de campo à luz das questões levantadas pela pesquisa. As categorias de análise constituídas referiram-se à autonomia dos trabalhadores do Banco Nascente para executarem as atividades requeridas em seu trabalho de agentes de crédito e às relações de reciprocidade por eles percebidas, em sua presença ou em sua ausência, no bojo da gestão coletiva do trabalho. A discussão de tais categorias revelaram que os trabalhadores do empreendimento solidário aprenderam a relacionar e confrontar os princípios normativos da Economia Solidária à sua própria prática de trabalho, bem como a perceberem e questionarem as condições epistemológicas em que se manifestaram os limites e as possibilidades de sua atuação individual e coletiva na gestão de um banco comunitário.
id UFMG-23_76950ca479c1247b499fe1656f0bf849
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9409
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente BankProcessos Educativos. Gestão de Banco Comunitário. Economia Solidária.370.05O presente trabalho teve por objetivo investigar os processos educativos decorrentes da prática social da gestão do Banco Comunitário Nascente, empreendimento de Economia Solidária localizado em um bairro de periferia urbana da cidade de São Carlos/SP. Deste modo, partimos do entendimento de que as diversas práticas sociais levadas à cabo por pessoas e grupos acabam por promover a própria formação humana para a vida em sociedade, tomando-as dentro do contexto das relações materiais e simbólicas que estruturam uma realidade social e cultural comum. No tocante à análise dos dados, utilizamos técnicas de pesquisa inspiradas na fenomenologia, as quais nos permitiram interpretar as descrições sistematicamente registradas em diários de campo à luz das questões levantadas pela pesquisa. As categorias de análise constituídas referiram-se à autonomia dos trabalhadores do Banco Nascente para executarem as atividades requeridas em seu trabalho de agentes de crédito e às relações de reciprocidade por eles percebidas, em sua presença ou em sua ausência, no bojo da gestão coletiva do trabalho. A discussão de tais categorias revelaram que os trabalhadores do empreendimento solidário aprenderam a relacionar e confrontar os princípios normativos da Economia Solidária à sua própria prática de trabalho, bem como a perceberem e questionarem as condições epistemológicas em que se manifestaram os limites e as possibilidades de sua atuação individual e coletiva na gestão de um banco comunitário.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-502238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/6703https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/9606Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTafuri, Diogo MarquesGonçalves Júnior, Luiz2019-02-01T19:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9409Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:30Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
title EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
spellingShingle EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
Tafuri, Diogo Marques
Processos Educativos. Gestão de Banco Comunitário. Economia Solidária.
370.05
title_short EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
title_full EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
title_fullStr EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
title_sort EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
author Tafuri, Diogo Marques
author_facet Tafuri, Diogo Marques
Gonçalves Júnior, Luiz
author_role author
author2 Gonçalves Júnior, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tafuri, Diogo Marques
Gonçalves Júnior, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Processos Educativos. Gestão de Banco Comunitário. Economia Solidária.
370.05
topic Processos Educativos. Gestão de Banco Comunitário. Economia Solidária.
370.05
description O presente trabalho teve por objetivo investigar os processos educativos decorrentes da prática social da gestão do Banco Comunitário Nascente, empreendimento de Economia Solidária localizado em um bairro de periferia urbana da cidade de São Carlos/SP. Deste modo, partimos do entendimento de que as diversas práticas sociais levadas à cabo por pessoas e grupos acabam por promover a própria formação humana para a vida em sociedade, tomando-as dentro do contexto das relações materiais e simbólicas que estruturam uma realidade social e cultural comum. No tocante à análise dos dados, utilizamos técnicas de pesquisa inspiradas na fenomenologia, as quais nos permitiram interpretar as descrições sistematicamente registradas em diários de campo à luz das questões levantadas pela pesquisa. As categorias de análise constituídas referiram-se à autonomia dos trabalhadores do Banco Nascente para executarem as atividades requeridas em seu trabalho de agentes de crédito e às relações de reciprocidade por eles percebidas, em sua presença ou em sua ausência, no bojo da gestão coletiva do trabalho. A discussão de tais categorias revelaram que os trabalhadores do empreendimento solidário aprenderam a relacionar e confrontar os princípios normativos da Economia Solidária à sua própria prática de trabalho, bem como a perceberem e questionarem as condições epistemológicas em que se manifestaram os limites e as possibilidades de sua atuação individual e coletiva na gestão de um banco comunitário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/6703
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/9606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50
Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513437712384