EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente Bank
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar os processos educativos decorrentes da prática social da gestão do Banco Comunitário Nascente, empreendimento de Economia Solidária localizado em um bairro de periferia urbana da cidade de São Carlos/SP. Deste modo, partimos do entendimento de que as diversas práticas sociais levadas à cabo por pessoas e grupos acabam por promover a própria formação humana para a vida em sociedade, tomando-as dentro do contexto das relações materiais e simbólicas que estruturam uma realidade social e cultural comum. No tocante à análise dos dados, utilizamos técnicas de pesquisa inspiradas na fenomenologia, as quais nos permitiram interpretar as descrições sistematicamente registradas em diários de campo à luz das questões levantadas pela pesquisa. As categorias de análise constituídas referiram-se à autonomia dos trabalhadores do Banco Nascente para executarem as atividades requeridas em seu trabalho de agentes de crédito e às relações de reciprocidade por eles percebidas, em sua presença ou em sua ausência, no bojo da gestão coletiva do trabalho. A discussão de tais categorias revelaram que os trabalhadores do empreendimento solidário aprenderam a relacionar e confrontar os princípios normativos da Economia Solidária à sua própria prática de trabalho, bem como a perceberem e questionarem as condições epistemológicas em que se manifestaram os limites e as possibilidades de sua atuação individual e coletiva na gestão de um banco comunitário. |
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EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO BANCO NASCENTE / Education, culture and solidarity economy: the experience of workers of Nascente BankProcessos Educativos. Gestão de Banco Comunitário. Economia Solidária.370.05O presente trabalho teve por objetivo investigar os processos educativos decorrentes da prática social da gestão do Banco Comunitário Nascente, empreendimento de Economia Solidária localizado em um bairro de periferia urbana da cidade de São Carlos/SP. Deste modo, partimos do entendimento de que as diversas práticas sociais levadas à cabo por pessoas e grupos acabam por promover a própria formação humana para a vida em sociedade, tomando-as dentro do contexto das relações materiais e simbólicas que estruturam uma realidade social e cultural comum. No tocante à análise dos dados, utilizamos técnicas de pesquisa inspiradas na fenomenologia, as quais nos permitiram interpretar as descrições sistematicamente registradas em diários de campo à luz das questões levantadas pela pesquisa. As categorias de análise constituídas referiram-se à autonomia dos trabalhadores do Banco Nascente para executarem as atividades requeridas em seu trabalho de agentes de crédito e às relações de reciprocidade por eles percebidas, em sua presença ou em sua ausência, no bojo da gestão coletiva do trabalho. A discussão de tais categorias revelaram que os trabalhadores do empreendimento solidário aprenderam a relacionar e confrontar os princípios normativos da Economia Solidária à sua própria prática de trabalho, bem como a perceberem e questionarem as condições epistemológicas em que se manifestaram os limites e as possibilidades de sua atuação individual e coletiva na gestão de um banco comunitário.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-50Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 31-502238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/6703https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9409/9606Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTafuri, Diogo MarquesGonçalves Júnior, Luiz2019-02-01T19:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9409Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:30Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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