A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcade, Ires Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Asinelli-Luz, Araci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663
Resumo: This article is the result of the Dissertation in Education “Ethics of care x ethics of justice: the feminine look of students deprived of freedom”. The research that gave rise to this study, was qualitative and exploratory study, it was characterized as a case study and had as participants 10 women in situations of deprivation of liberty in the penal system of Paraná. For data collection, we used: the semi-structured questionnaire, the thematic roadmap for the focus group and a letter as literary style for a narrative. In the analysis of the data, a Content Analysis technique was used, in the specificity of Clinical Analysis and Nucleus of Meaning. In this article, presented as an ethics of justice it was unveiled from the analysis Inter-nucleus. The survey results highlight the need to address as a human right the gender specificities, in care and in justice, applied to the female prison and education is seen as an essential way to respect the dignity of women deprived of their liberty.___Este artigo é resultante da dissertação de Mestrado em Educação Ética do cuidado x ética da justiça: o olhar feminino de estudantes privadas de liberdade. A pesquisa que deu origem a este estudo, de cunho qualitativo e exploratório, caracterizou-se como um estudo de caso e teve como participantes 10 mulheres em situação de privação de liberdade no sistema penal do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário semiestruturado, roteiro temático para o grupo focal e a carta como estilo literário para a narrativa. Na análise dos dados usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, na especificidade de Análise Clínica e Núcleos de Significação. Neste artigo, apresentamos como a ética da justiça é desvelada a partir da análise Internúcleos. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de contemplar como direito humano as especificidades de gênero, no cuidado e na justiça, aplicados ao cárcere feminino, e a educação é apontada como um caminho imprescindível para respeitar a dignidade das mulheres privadas de liberdade.
id UFMG-23_81d93967ff6a948f8c4e78d3594c2fdd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9663
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatementEducaçãoGêneroSistema PenitenciárioEducationGenderPenitentiary system370.05This article is the result of the Dissertation in Education “Ethics of care x ethics of justice: the feminine look of students deprived of freedom”. The research that gave rise to this study, was qualitative and exploratory study, it was characterized as a case study and had as participants 10 women in situations of deprivation of liberty in the penal system of Paraná. For data collection, we used: the semi-structured questionnaire, the thematic roadmap for the focus group and a letter as literary style for a narrative. In the analysis of the data, a Content Analysis technique was used, in the specificity of Clinical Analysis and Nucleus of Meaning. In this article, presented as an ethics of justice it was unveiled from the analysis Inter-nucleus. The survey results highlight the need to address as a human right the gender specificities, in care and in justice, applied to the female prison and education is seen as an essential way to respect the dignity of women deprived of their liberty.___Este artigo é resultante da dissertação de Mestrado em Educação Ética do cuidado x ética da justiça: o olhar feminino de estudantes privadas de liberdade. A pesquisa que deu origem a este estudo, de cunho qualitativo e exploratório, caracterizou-se como um estudo de caso e teve como participantes 10 mulheres em situação de privação de liberdade no sistema penal do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário semiestruturado, roteiro temático para o grupo focal e a carta como estilo literário para a narrativa. Na análise dos dados usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, na especificidade de Análise Clínica e Núcleos de Significação. Neste artigo, apresentamos como a ética da justiça é desvelada a partir da análise Internúcleos. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de contemplar como direito humano as especificidades de gênero, no cuidado e na justiça, aplicados ao cárcere feminino, e a educação é apontada como um caminho imprescindível para respeitar a dignidade das mulheres privadas de liberdade.Universidade Federal de Minas Gerais2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-2562238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663/6850https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663/9667Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessFalcade, Ires AparecidaAsinelli-Luz, Araci2019-02-01T19:53:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9663Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:09Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
title A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
spellingShingle A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
Falcade, Ires Aparecida
Educação
Gênero
Sistema Penitenciário
Education
Gender
Penitentiary system
370.05
title_short A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
title_full A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
title_fullStr A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
title_full_unstemmed A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
title_sort A ESCOLA E O TRABALHO PARA MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: (RE)SSOCIALIZAÇÃO E (RE)INSERÇÃO SOCIAL | The school and work for women deprived of freedom: (re)socialization and social reinstatement
author Falcade, Ires Aparecida
author_facet Falcade, Ires Aparecida
Asinelli-Luz, Araci
author_role author
author2 Asinelli-Luz, Araci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcade, Ires Aparecida
Asinelli-Luz, Araci
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Sistema Penitenciário
Education
Gender
Penitentiary system
370.05
topic Educação
Gênero
Sistema Penitenciário
Education
Gender
Penitentiary system
370.05
description This article is the result of the Dissertation in Education “Ethics of care x ethics of justice: the feminine look of students deprived of freedom”. The research that gave rise to this study, was qualitative and exploratory study, it was characterized as a case study and had as participants 10 women in situations of deprivation of liberty in the penal system of Paraná. For data collection, we used: the semi-structured questionnaire, the thematic roadmap for the focus group and a letter as literary style for a narrative. In the analysis of the data, a Content Analysis technique was used, in the specificity of Clinical Analysis and Nucleus of Meaning. In this article, presented as an ethics of justice it was unveiled from the analysis Inter-nucleus. The survey results highlight the need to address as a human right the gender specificities, in care and in justice, applied to the female prison and education is seen as an essential way to respect the dignity of women deprived of their liberty.___Este artigo é resultante da dissertação de Mestrado em Educação Ética do cuidado x ética da justiça: o olhar feminino de estudantes privadas de liberdade. A pesquisa que deu origem a este estudo, de cunho qualitativo e exploratório, caracterizou-se como um estudo de caso e teve como participantes 10 mulheres em situação de privação de liberdade no sistema penal do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário semiestruturado, roteiro temático para o grupo focal e a carta como estilo literário para a narrativa. Na análise dos dados usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, na especificidade de Análise Clínica e Núcleos de Significação. Neste artigo, apresentamos como a ética da justiça é desvelada a partir da análise Internúcleos. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de contemplar como direito humano as especificidades de gênero, no cuidado e na justiça, aplicados ao cárcere feminino, e a educação é apontada como um caminho imprescindível para respeitar a dignidade das mulheres privadas de liberdade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663/6850
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9663/9667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256
Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 239-256
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514106703872