O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barato, Jarbas Novelino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237
Resumo: Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica.
id UFMG-23_a422fced8cc644fe5ecf2d77c5f9d659
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9237
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salonEpistemologiaSaber profissionalCabeleireiros370.05Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica. Universidade Federal de Minas Gerais2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-2572238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237/6648Barato, Jarbas Novelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9237Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:12Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
title O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
spellingShingle O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
Barato, Jarbas Novelino
Epistemologia
Saber profissional
Cabeleireiros
370.05
title_short O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
title_full O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
title_fullStr O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
title_full_unstemmed O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
title_sort O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
author Barato, Jarbas Novelino
author_facet Barato, Jarbas Novelino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barato, Jarbas Novelino
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Saber profissional
Cabeleireiros
370.05
topic Epistemologia
Saber profissional
Cabeleireiros
370.05
description Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237/6648
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257
Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 241-257
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513061273600