O SABER NO SALÃO DE BELEZA /Knowledge in the hair salon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9237 |
Resumo: | Este estudo aborda a inadequação do par antitético teoria e prática como referência para o saber da técnica em atividades de capacitação profissional. O interesse investigativo da questão surgiu quando uma empresa propôs, para uma instituição de ensino, a redução dos conteúdos técnicos em curso de qualificação profissional. A investigação buscou fundamentos na epistemologia de Gilbert Ryle e na proposta de David Merrill para ensino de processos. Dados e análises tiveram como referência aulas de demonstração de um grupo de 25 professores de cursos de cabeleireiro. Resultados confirmaram a inadequação do par teoria e prática, assim como o status epistemológico próprio do saber na ação. Na conclusão, recomenda-se que novos estudos sobre a questão investiguem a integração do ensino de ciências ao ensino de processos técnicos, nos momentos em que a ação requerer explicação científica. |
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