EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Christiano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437
Resumo: This article is a brief analysis of the historical process of Professional Education and its integration with Basic Education, considering the involved politics aspects and legislation. For this, we discuss some events that marked the Professional Education in Brazil, showing that the formation of the worker since the beginning been guided in the interests of the ruling class. In this sense, although the trajectory of Professional Education in the last twenty years has been subject of discussions and conflicts created by various sections of the working class to promote overcoming the duality and fragmentation existing between Professional Education and Basic Education, and despite the existence of Decree No. 5.154/04 overcoming duality and fragmentation did not occur. In this context, we discuss the realization of an integrated Professional Education with Basic Education and the role of the Federal Institutes as an opportunity to contribute to this perspective, with a view to training the working class with knowledge related to science, technology, and culture. Finally, it will be emphasized the challenges of vocational education as a polytechnic education.___O presente artigo trata de uma breve análise do processo histórico da Educação Profissional e de sua integração com a Educação Básica, considerando os aspectos políticos implicados e a legislação vigente. Para tanto, serão abordados alguns acontecimentos que marcaram a Educação Profissional no Brasil, evidenciando que a formação do trabalhador desde o início esteve pautada no interesse da classe dominante. Nesse sentido, embora a trajetória da Educação Profissional nos últimos 20 anos estivesse sujeita às discussões e aos embates promovidos por diversos setores da classe trabalhadora no sentido de promover a superação da dualidade e fragmentação existente entre a Educação Profissional e a Educação Básica, e apesar da vigência do Decreto n. 5.154/04, a superação da dualidade e fragmentação concretamente não ocorreu. Nesse contexto, será discutida a efetivação de uma Educação Profissional integrada com a Educação Básica e o papel dos Institutos Federais como uma possibilidade de contribuir para essa perspectiva, com vistas a uma formação da classe trabalhadora com conhecimentos relacionados à ciência, à tecnologia, à cultura. Por fim, serão enfatizados os desafios da Educação Profissional como uma formação politécnica.
id UFMG-23_a9f3a41742a707eabfc265c1f9c06406
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9437
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy disputeEducação profissionalFormação politécnicaFormação integrada | Professional EducationPolytechnic educationIntegral formation.370.05This article is a brief analysis of the historical process of Professional Education and its integration with Basic Education, considering the involved politics aspects and legislation. For this, we discuss some events that marked the Professional Education in Brazil, showing that the formation of the worker since the beginning been guided in the interests of the ruling class. In this sense, although the trajectory of Professional Education in the last twenty years has been subject of discussions and conflicts created by various sections of the working class to promote overcoming the duality and fragmentation existing between Professional Education and Basic Education, and despite the existence of Decree No. 5.154/04 overcoming duality and fragmentation did not occur. In this context, we discuss the realization of an integrated Professional Education with Basic Education and the role of the Federal Institutes as an opportunity to contribute to this perspective, with a view to training the working class with knowledge related to science, technology, and culture. Finally, it will be emphasized the challenges of vocational education as a polytechnic education.___O presente artigo trata de uma breve análise do processo histórico da Educação Profissional e de sua integração com a Educação Básica, considerando os aspectos políticos implicados e a legislação vigente. Para tanto, serão abordados alguns acontecimentos que marcaram a Educação Profissional no Brasil, evidenciando que a formação do trabalhador desde o início esteve pautada no interesse da classe dominante. Nesse sentido, embora a trajetória da Educação Profissional nos últimos 20 anos estivesse sujeita às discussões e aos embates promovidos por diversos setores da classe trabalhadora no sentido de promover a superação da dualidade e fragmentação existente entre a Educação Profissional e a Educação Básica, e apesar da vigência do Decreto n. 5.154/04, a superação da dualidade e fragmentação concretamente não ocorreu. Nesse contexto, será discutida a efetivação de uma Educação Profissional integrada com a Educação Básica e o papel dos Institutos Federais como uma possibilidade de contribuir para essa perspectiva, com vistas a uma formação da classe trabalhadora com conhecimentos relacionados à ciência, à tecnologia, à cultura. Por fim, serão enfatizados os desafios da Educação Profissional como uma formação politécnica.Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 169-184Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 169-184Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 169-184Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 169-1842238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437/6731Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, ChristianoMolon, Susana Inês2019-02-01T19:52:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9437Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:33Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
Nogueira, Christiano
Educação profissional
Formação politécnica
Formação integrada | Professional Education
Polytechnic education
Integral formation.
370.05
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESPAÇO DE DISPUTA POLÍTICA / Professional Education and its integration with Basic Education as a place of policy dispute
author Nogueira, Christiano
author_facet Nogueira, Christiano
Molon, Susana Inês
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Christiano
Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Formação politécnica
Formação integrada | Professional Education
Polytechnic education
Integral formation.
370.05
topic Educação profissional
Formação politécnica
Formação integrada | Professional Education
Polytechnic education
Integral formation.
370.05
description This article is a brief analysis of the historical process of Professional Education and its integration with Basic Education, considering the involved politics aspects and legislation. For this, we discuss some events that marked the Professional Education in Brazil, showing that the formation of the worker since the beginning been guided in the interests of the ruling class. In this sense, although the trajectory of Professional Education in the last twenty years has been subject of discussions and conflicts created by various sections of the working class to promote overcoming the duality and fragmentation existing between Professional Education and Basic Education, and despite the existence of Decree No. 5.154/04 overcoming duality and fragmentation did not occur. In this context, we discuss the realization of an integrated Professional Education with Basic Education and the role of the Federal Institutes as an opportunity to contribute to this perspective, with a view to training the working class with knowledge related to science, technology, and culture. Finally, it will be emphasized the challenges of vocational education as a polytechnic education.___O presente artigo trata de uma breve análise do processo histórico da Educação Profissional e de sua integração com a Educação Básica, considerando os aspectos políticos implicados e a legislação vigente. Para tanto, serão abordados alguns acontecimentos que marcaram a Educação Profissional no Brasil, evidenciando que a formação do trabalhador desde o início esteve pautada no interesse da classe dominante. Nesse sentido, embora a trajetória da Educação Profissional nos últimos 20 anos estivesse sujeita às discussões e aos embates promovidos por diversos setores da classe trabalhadora no sentido de promover a superação da dualidade e fragmentação existente entre a Educação Profissional e a Educação Básica, e apesar da vigência do Decreto n. 5.154/04, a superação da dualidade e fragmentação concretamente não ocorreu. Nesse contexto, será discutida a efetivação de uma Educação Profissional integrada com a Educação Básica e o papel dos Institutos Federais como uma possibilidade de contribuir para essa perspectiva, com vistas a uma formação da classe trabalhadora com conhecimentos relacionados à ciência, à tecnologia, à cultura. Por fim, serão enfatizados os desafios da Educação Profissional como uma formação politécnica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9437/6731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 169-184
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015); 169-184
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 2 (2015); 169-184
Trabalho & Educação; v. 24 n. 2 (2015); 169-184
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513496432640