A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Jailton Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906
Resumo: Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.
id UFMG-23_b5972d9a94a1d1913382d103a025c4d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8906
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors sayFuncionários de escolaPlano de Cargos e CarreiraValorização profissional370Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.Universidade Federal de Minas Gerais2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 107-116Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 107-116Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 107-116Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 107-1162238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906/6402Lira, Jailton Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8906Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:37Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
title A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
spellingShingle A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
Lira, Jailton Souza
Funcionários de escola
Plano de Cargos e Carreira
Valorização profissional
370
title_short A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
title_full A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
title_fullStr A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
title_full_unstemmed A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
title_sort A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
author Lira, Jailton Souza
author_facet Lira, Jailton Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Jailton Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionários de escola
Plano de Cargos e Carreira
Valorização profissional
370
topic Funcionários de escola
Plano de Cargos e Carreira
Valorização profissional
370
description Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906/6402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 107-116
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 107-116
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 107-116
Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 107-116
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512140623873