A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27387 |
Resumo: | Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil. |
id |
UFRGS-2_7769db89a3fc7f30c4539ab0ac7983d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Netto, Franciele NepomucenoGil, Juca2011-01-12T05:59:38Z2010http://hdl.handle.net/10183/27387000764540Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil.application/pdfporValorizaçãoMagistérioProfessorPlano de carreiraA (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764540.pdf000764540.pdfTexto completoapplication/pdf223610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/1/000764540.pdf17f1ad0b97ba8208e5c64ea411a67026MD51TEXT000764540.pdf.txt000764540.pdf.txtExtracted Texttext/plain83299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/2/000764540.pdf.txtf0b18adc45e83db1e97336e8078bec31MD52THUMBNAIL000764540.pdf.jpg000764540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/3/000764540.pdf.jpg3bdeb90e74b139e3a0dede353628829fMD5310183/273872018-10-16 08:58:37.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:58:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
title |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
spellingShingle |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre Netto, Franciele Nepomuceno Valorização Magistério Professor Plano de carreira |
title_short |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
title_full |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
title_fullStr |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
title_sort |
A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre |
author |
Netto, Franciele Nepomuceno |
author_facet |
Netto, Franciele Nepomuceno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Netto, Franciele Nepomuceno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Juca |
contributor_str_mv |
Gil, Juca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valorização Magistério Professor Plano de carreira |
topic |
Valorização Magistério Professor Plano de carreira |
description |
Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27387 |
identifier_str_mv |
000764540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/1/000764540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/2/000764540.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/3/000764540.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17f1ad0b97ba8208e5c64ea411a67026 f0b18adc45e83db1e97336e8078bec31 3bdeb90e74b139e3a0dede353628829f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447051937251328 |