A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Franciele Nepomuceno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27387
Resumo: Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil.
id UFRGS-2_7769db89a3fc7f30c4539ab0ac7983d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Netto, Franciele NepomucenoGil, Juca2011-01-12T05:59:38Z2010http://hdl.handle.net/10183/27387000764540Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil.application/pdfporValorizaçãoMagistérioProfessorPlano de carreiraA (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764540.pdf000764540.pdfTexto completoapplication/pdf223610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/1/000764540.pdf17f1ad0b97ba8208e5c64ea411a67026MD51TEXT000764540.pdf.txt000764540.pdf.txtExtracted Texttext/plain83299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/2/000764540.pdf.txtf0b18adc45e83db1e97336e8078bec31MD52THUMBNAIL000764540.pdf.jpg000764540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/3/000764540.pdf.jpg3bdeb90e74b139e3a0dede353628829fMD5310183/273872018-10-16 08:58:37.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:58:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
title A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
spellingShingle A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
Netto, Franciele Nepomuceno
Valorização
Magistério
Professor
Plano de carreira
title_short A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
title_full A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
title_fullStr A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
title_full_unstemmed A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
title_sort A (Des)Valorização do Magistério : os casos de Cachoeirinha e de Porto Alegre
author Netto, Franciele Nepomuceno
author_facet Netto, Franciele Nepomuceno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Franciele Nepomuceno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Juca
contributor_str_mv Gil, Juca
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização
Magistério
Professor
Plano de carreira
topic Valorização
Magistério
Professor
Plano de carreira
description Este trabalho trata da carreira docente, sobretudo no ensino público. Para situar o atual desenvolvimento da profissão em nosso país, pontuam-se diversos momentos históricos que guardam relação com a prática do ensino, desde o Brasil Colônia até a outorga da Constituição Cidadã, 1988. Buscou-se na legislação o tratamento dispensado à educação e aos docentes e identificaram-se épocas de fomento à liberdade e ao crescimento cultural nacional. Confiando, portanto, na premissa de que o cuidado legislativo com a educação e com os profissionais que a exercem é um parâmetro para a verificação da conjuntura do país, pesquisaram-se as regras legais vigentes para a docência, objetivando-se identificar a posição e o prestígio atualmente conferidos aos professores. A análise empreendida apóia-se, principalmente, nos referenciais de Carlos Roberto Jamil Cury e de Dermeval Saviani. Delimitase o objeto de estudo à comparação dos planos de carreira do magistério dos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, ambos do Rio Grande do Sul. O rol de direitos e prerrogativas que elencam os referidos documentos demonstra que, conquanto o horizonte traçado pela Constituição não tenha sido plenamente atingido em quaisquer dos municípios, a intenção de se promover a valorização da profissão docente avança, ainda que a passos lentos, tal qual no Brasil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764540
url http://hdl.handle.net/10183/27387
identifier_str_mv 000764540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/1/000764540.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/2/000764540.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27387/3/000764540.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17f1ad0b97ba8208e5c64ea411a67026
f0b18adc45e83db1e97336e8078bec31
3bdeb90e74b139e3a0dede353628829f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447051937251328