SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elodir Lourenço de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: D'Agostini, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778
Resumo: This article has as object of study the apostille system, specifically its implementation in a settlement school of agrarian reform. The contradictions between the Apostille System, as part of the entrepreneurial approach to education, and the MST Education Proposal were analyzed. The current context of capital's offensive in education was considered, through the process of privatization, commodification and entrepreneurship of Brazilian public education. Four methodological instruments were used: participant observation; documentary study of the Pedagogical Political Projects 2010 and 2015 of EEIF Nossa Senhora Aparecida. The analysis of the data allowed us to verify that the Apostille System is one of the intervention strategies of capital in public education and we conclude that the same thing is in an antagonistic relation and is an offensive against the Education Proposal of the MST, eliminating the school studied.___Este artigo tem como objeto de estudo o sistema de apostilamento, especificamente sua implementação em uma escola de assentamento de reforma agrária. Analisaram-se as contradições existentes entre o Sistema de Apostilamento, como parte do empresariamento da educação, e a Proposta de Educação do MST. Para tanto, considerou-se o contexto atual de ofensiva do capital na educação, através do processo de privatização, mercantilização e empresariamento da educação pública brasileira. Os procedimentos metodológicos para este artigo foram a observação participante e o estudo documental dos Projetos Políticos Pedagógicos 2010 e 2015 da EEIF Nossa Senhora Aparecida, além de estudo bibliográfico sobre o Sistema de Apostilamento, o empresariamento da educação e a Proposta de Educação do MST. A análise dos dados gerados permitiu constatar que o Sistema de Apostilamento é uma das estratégias de intervenção do capital na educação pública e concluímos que o mesmo está em uma relação antagônica e é uma ofensiva contra a Proposta de Educação do MST, eliminando-a da referida escola.
id UFMG-23_b71f5b0d0b48d854294c5f53fb2850a9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9778
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposalSistema de apostilamentoEmpresariamento da educaçãoEducação do MSTApostille systemEducation entrepreneurshipMST educationSistema de ApostilamentoThis article has as object of study the apostille system, specifically its implementation in a settlement school of agrarian reform. The contradictions between the Apostille System, as part of the entrepreneurial approach to education, and the MST Education Proposal were analyzed. The current context of capital's offensive in education was considered, through the process of privatization, commodification and entrepreneurship of Brazilian public education. Four methodological instruments were used: participant observation; documentary study of the Pedagogical Political Projects 2010 and 2015 of EEIF Nossa Senhora Aparecida. The analysis of the data allowed us to verify that the Apostille System is one of the intervention strategies of capital in public education and we conclude that the same thing is in an antagonistic relation and is an offensive against the Education Proposal of the MST, eliminating the school studied.___Este artigo tem como objeto de estudo o sistema de apostilamento, especificamente sua implementação em uma escola de assentamento de reforma agrária. Analisaram-se as contradições existentes entre o Sistema de Apostilamento, como parte do empresariamento da educação, e a Proposta de Educação do MST. Para tanto, considerou-se o contexto atual de ofensiva do capital na educação, através do processo de privatização, mercantilização e empresariamento da educação pública brasileira. Os procedimentos metodológicos para este artigo foram a observação participante e o estudo documental dos Projetos Políticos Pedagógicos 2010 e 2015 da EEIF Nossa Senhora Aparecida, além de estudo bibliográfico sobre o Sistema de Apostilamento, o empresariamento da educação e a Proposta de Educação do MST. A análise dos dados gerados permitiu constatar que o Sistema de Apostilamento é uma das estratégias de intervenção do capital na educação pública e concluímos que o mesmo está em uma relação antagônica e é uma ofensiva contra a Proposta de Educação do MST, eliminando-a da referida escola.Universidade Federal de Minas Gerais2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa com análise documental, bibliográfica e pesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 115-133Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 115-133Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 115-133Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 115-1332238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778/6895Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elodir Lourenço deD'Agostini, Adriana2019-05-10T16:26:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9778Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-05-10T16:26:48Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
title SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
spellingShingle SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
Souza, Elodir Lourenço de
Sistema de apostilamento
Empresariamento da educação
Educação do MST
Apostille system
Education entrepreneurship
MST education
Sistema de Apostilamento
title_short SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
title_full SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
title_fullStr SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
title_full_unstemmed SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
title_sort SISTEMA DE APOSTILAMENTO: ESTRATÉGIA DO CAPITAL E OFENSIVA CONTRA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST / Apostillation system: capital and offensive strategy against the MST education proposal
author Souza, Elodir Lourenço de
author_facet Souza, Elodir Lourenço de
D'Agostini, Adriana
author_role author
author2 D'Agostini, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elodir Lourenço de
D'Agostini, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de apostilamento
Empresariamento da educação
Educação do MST
Apostille system
Education entrepreneurship
MST education
Sistema de Apostilamento
topic Sistema de apostilamento
Empresariamento da educação
Educação do MST
Apostille system
Education entrepreneurship
MST education
Sistema de Apostilamento
description This article has as object of study the apostille system, specifically its implementation in a settlement school of agrarian reform. The contradictions between the Apostille System, as part of the entrepreneurial approach to education, and the MST Education Proposal were analyzed. The current context of capital's offensive in education was considered, through the process of privatization, commodification and entrepreneurship of Brazilian public education. Four methodological instruments were used: participant observation; documentary study of the Pedagogical Political Projects 2010 and 2015 of EEIF Nossa Senhora Aparecida. The analysis of the data allowed us to verify that the Apostille System is one of the intervention strategies of capital in public education and we conclude that the same thing is in an antagonistic relation and is an offensive against the Education Proposal of the MST, eliminating the school studied.___Este artigo tem como objeto de estudo o sistema de apostilamento, especificamente sua implementação em uma escola de assentamento de reforma agrária. Analisaram-se as contradições existentes entre o Sistema de Apostilamento, como parte do empresariamento da educação, e a Proposta de Educação do MST. Para tanto, considerou-se o contexto atual de ofensiva do capital na educação, através do processo de privatização, mercantilização e empresariamento da educação pública brasileira. Os procedimentos metodológicos para este artigo foram a observação participante e o estudo documental dos Projetos Políticos Pedagógicos 2010 e 2015 da EEIF Nossa Senhora Aparecida, além de estudo bibliográfico sobre o Sistema de Apostilamento, o empresariamento da educação e a Proposta de Educação do MST. A análise dos dados gerados permitiu constatar que o Sistema de Apostilamento é uma das estratégias de intervenção do capital na educação pública e concluímos que o mesmo está em uma relação antagônica e é uma ofensiva contra a Proposta de Educação do MST, eliminando-a da referida escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa com análise documental, bibliográfica e pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9778/6895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 2 (2018); 115-133
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 115-133
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 2 (2018); 115-133
Trabalho & Educação; v. 27 n. 2 (2018); 115-133
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514596388864