ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maduro Silva, Denise Bianca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758
Resumo: The research entitled “Comparative Study on School Dropout in Vocational Education - Brazil and Argentina” deals with the problem of school dropout in technical secondary education and it is part of the production of the Iberoamerican Network of Studies on Vocational Education and School Dropout (RIMEPES). As the network research shows, it is necessary to study the systemic factors related to dropout, identifying peculiarities of legislation, public policies and educational programs in each context in order to combat the school dropout. The general objective of this thesis is to analyze the systemic factors related to school dropout in Brazil and Argentina in a comparative way. To this end, as specific objectives, the national education systems of both countries are described, the historical frameworks that made up both educational systems are analyzed, and public policies and programs aimed at combating school dropout in education are described. Specifically, in the Brazilian case, it was analyzed the initiatives of the Secretariat of Vocational and Technological Education (SETEC) of the Ministry of Education, aimed at the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (RFEPT). In the Argentine case, the initiatives coordinated by the National Institute of Technological Education (INET) of the Ministry of Education were aimed at secondary technical schools. It is considered that for both cases...___A pesquisa doutoral “Estudo Comparado sobre Evasão Escolar na Educação Profissional - Brasil e Argentina” aborda o problema da evasão escolar no ensino médio técnico e se insere no contexto de produção da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Como suas pesquisas demonstram, revelou-se necessário considerar os fatores sistêmicos relacionados à evasão, de modo a identificar peculiaridades da legislação, das políticas públicas e dos programas educacionais vigentes direcionadas para o combate à evasão. O objetivo geral da tese consistiu em analisar, de forma comparada, os fatores sistêmicos relacionados à evasão escolar no ensino médio técnico no Brasil e na Argentina. Como objetivos específicos, apontam-se: descrever os sistemas de educação de ambos os países; analisar os marcos históricos que compuseram ambos os sistemas educativos e descrever as políticas públicas e os programas destinados a combater a evasão escolar dos estudantes no ensino médio técnico entre 2003 e 2015. Para o caso brasileiro, analisaram-se as iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, dirigidas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT); e, para o argentino, aquelas coordenadas pelo Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, dirigidas às escolas técnicas estatais de nível secundário. Apurou-se que para ambos os casos...
id UFMG-23_bb292df40f52c1ea0de174af987e7de1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9758
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and ArgentinaEstudo comparadoEvasão escolarEducação profissionalBrasilArgentinaComparative studySchool dropoutVocational educationBrazil375.05The research entitled “Comparative Study on School Dropout in Vocational Education - Brazil and Argentina” deals with the problem of school dropout in technical secondary education and it is part of the production of the Iberoamerican Network of Studies on Vocational Education and School Dropout (RIMEPES). As the network research shows, it is necessary to study the systemic factors related to dropout, identifying peculiarities of legislation, public policies and educational programs in each context in order to combat the school dropout. The general objective of this thesis is to analyze the systemic factors related to school dropout in Brazil and Argentina in a comparative way. To this end, as specific objectives, the national education systems of both countries are described, the historical frameworks that made up both educational systems are analyzed, and public policies and programs aimed at combating school dropout in education are described. Specifically, in the Brazilian case, it was analyzed the initiatives of the Secretariat of Vocational and Technological Education (SETEC) of the Ministry of Education, aimed at the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (RFEPT). In the Argentine case, the initiatives coordinated by the National Institute of Technological Education (INET) of the Ministry of Education were aimed at secondary technical schools. It is considered that for both cases...___A pesquisa doutoral “Estudo Comparado sobre Evasão Escolar na Educação Profissional - Brasil e Argentina” aborda o problema da evasão escolar no ensino médio técnico e se insere no contexto de produção da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Como suas pesquisas demonstram, revelou-se necessário considerar os fatores sistêmicos relacionados à evasão, de modo a identificar peculiaridades da legislação, das políticas públicas e dos programas educacionais vigentes direcionadas para o combate à evasão. O objetivo geral da tese consistiu em analisar, de forma comparada, os fatores sistêmicos relacionados à evasão escolar no ensino médio técnico no Brasil e na Argentina. Como objetivos específicos, apontam-se: descrever os sistemas de educação de ambos os países; analisar os marcos históricos que compuseram ambos os sistemas educativos e descrever as políticas públicas e os programas destinados a combater a evasão escolar dos estudantes no ensino médio técnico entre 2003 e 2015. Para o caso brasileiro, analisaram-se as iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, dirigidas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT); e, para o argentino, aquelas coordenadas pelo Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, dirigidas às escolas técnicas estatais de nível secundário. Apurou-se que para ambos os casos...Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 215-217Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 215-217Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 215-217Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 215-2172238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758/6887Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessMaduro Silva, Denise Bianca2019-02-01T19:53:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9758Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:23Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
title ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
spellingShingle ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
Maduro Silva, Denise Bianca
Estudo comparado
Evasão escolar
Educação profissional
Brasil
Argentina
Comparative study
School dropout
Vocational education
Brazil
375.05
title_short ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
title_full ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
title_fullStr ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
title_sort ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – BRASIL E NA ARGENTINA | Comparative study about school dropout in vocational education in Brazil and Argentina
author Maduro Silva, Denise Bianca
author_facet Maduro Silva, Denise Bianca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maduro Silva, Denise Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo comparado
Evasão escolar
Educação profissional
Brasil
Argentina
Comparative study
School dropout
Vocational education
Brazil
375.05
topic Estudo comparado
Evasão escolar
Educação profissional
Brasil
Argentina
Comparative study
School dropout
Vocational education
Brazil
375.05
description The research entitled “Comparative Study on School Dropout in Vocational Education - Brazil and Argentina” deals with the problem of school dropout in technical secondary education and it is part of the production of the Iberoamerican Network of Studies on Vocational Education and School Dropout (RIMEPES). As the network research shows, it is necessary to study the systemic factors related to dropout, identifying peculiarities of legislation, public policies and educational programs in each context in order to combat the school dropout. The general objective of this thesis is to analyze the systemic factors related to school dropout in Brazil and Argentina in a comparative way. To this end, as specific objectives, the national education systems of both countries are described, the historical frameworks that made up both educational systems are analyzed, and public policies and programs aimed at combating school dropout in education are described. Specifically, in the Brazilian case, it was analyzed the initiatives of the Secretariat of Vocational and Technological Education (SETEC) of the Ministry of Education, aimed at the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (RFEPT). In the Argentine case, the initiatives coordinated by the National Institute of Technological Education (INET) of the Ministry of Education were aimed at secondary technical schools. It is considered that for both cases...___A pesquisa doutoral “Estudo Comparado sobre Evasão Escolar na Educação Profissional - Brasil e Argentina” aborda o problema da evasão escolar no ensino médio técnico e se insere no contexto de produção da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Como suas pesquisas demonstram, revelou-se necessário considerar os fatores sistêmicos relacionados à evasão, de modo a identificar peculiaridades da legislação, das políticas públicas e dos programas educacionais vigentes direcionadas para o combate à evasão. O objetivo geral da tese consistiu em analisar, de forma comparada, os fatores sistêmicos relacionados à evasão escolar no ensino médio técnico no Brasil e na Argentina. Como objetivos específicos, apontam-se: descrever os sistemas de educação de ambos os países; analisar os marcos históricos que compuseram ambos os sistemas educativos e descrever as políticas públicas e os programas destinados a combater a evasão escolar dos estudantes no ensino médio técnico entre 2003 e 2015. Para o caso brasileiro, analisaram-se as iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, dirigidas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT); e, para o argentino, aquelas coordenadas pelo Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, dirigidas às escolas técnicas estatais de nível secundário. Apurou-se que para ambos os casos...
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9758/6887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 215-217
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 215-217
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 215-217
Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 215-217
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514576465920