INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866 |
Resumo: | Baseada nos estudos sobre governo de Inspiração foucaultiana, analiso, neste trabalho, as técnicas e estratégias dispostas no discurso da mídia educativa brasileira sobre a educação escolar para o governo dos professores. Nesse discurso são divulgadas técnicas emotivas, sedutoras e responsabilizadoras com o objetivo de capturar o docente para que conduza o seu trabalho e a si mesmo de acordo com as sugestões e prescrições que lhes são dadas pelas políticas educacionais e pela própria mídia educativa. Trata-se de todo um trabalho endereçado aos docentes para que possam tornar-se parceiros da educação, sujeitos da ação, co-responsáveis pela sua formação, pela condução de crianças e jovens e pela escolarização da população brasileira. O argumento defendido é o de que há uma intensificação governamental sobre o trabalho docente que, para se efetivar, conta com a aceitação do próprio docente. Mostro, então, como as habilidades demandadas dos docentes são conectadas a um tipo de pensamento que é autorizado e como as técnicas utilizadas terminam por mobilizar a aliança entre as metas propostas para a transformação da educação e a conquista da auto-realização individual dos docentes. |
id |
UFMG-23_bc936dec884df31374f99e3f56ee6426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8866 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTEgovernotrabalho docentemídia educativa Baseada nos estudos sobre governo de Inspiração foucaultiana, analiso, neste trabalho, as técnicas e estratégias dispostas no discurso da mídia educativa brasileira sobre a educação escolar para o governo dos professores. Nesse discurso são divulgadas técnicas emotivas, sedutoras e responsabilizadoras com o objetivo de capturar o docente para que conduza o seu trabalho e a si mesmo de acordo com as sugestões e prescrições que lhes são dadas pelas políticas educacionais e pela própria mídia educativa. Trata-se de todo um trabalho endereçado aos docentes para que possam tornar-se parceiros da educação, sujeitos da ação, co-responsáveis pela sua formação, pela condução de crianças e jovens e pela escolarização da população brasileira. O argumento defendido é o de que há uma intensificação governamental sobre o trabalho docente que, para se efetivar, conta com a aceitação do próprio docente. Mostro, então, como as habilidades demandadas dos docentes são conectadas a um tipo de pensamento que é autorizado e como as técnicas utilizadas terminam por mobilizar a aliança entre as metas propostas para a transformação da educação e a conquista da auto-realização individual dos docentes.Universidade Federal de Minas Gerais2012-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866Trabalho & Educação; Vol. 13 No. 1 (2004); 65-77Trabalho & Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2004); 65-77Trabalho & Educação; Vol. 13 No 1 (2004); 65-77Trabalho & Educação; v. 13 n. 1 (2004); 65-772238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866/6367Paraíso, Marlucy Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8866Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:32Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
title |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
spellingShingle |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE Paraíso, Marlucy Alves governo trabalho docente mídia educativa |
title_short |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
title_full |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
title_fullStr |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
title_sort |
INTENSIFICAÇÃO GOVERNAMENTAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: OUTRAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
author |
Paraíso, Marlucy Alves |
author_facet |
Paraíso, Marlucy Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paraíso, Marlucy Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
governo trabalho docente mídia educativa |
topic |
governo trabalho docente mídia educativa |
description |
Baseada nos estudos sobre governo de Inspiração foucaultiana, analiso, neste trabalho, as técnicas e estratégias dispostas no discurso da mídia educativa brasileira sobre a educação escolar para o governo dos professores. Nesse discurso são divulgadas técnicas emotivas, sedutoras e responsabilizadoras com o objetivo de capturar o docente para que conduza o seu trabalho e a si mesmo de acordo com as sugestões e prescrições que lhes são dadas pelas políticas educacionais e pela própria mídia educativa. Trata-se de todo um trabalho endereçado aos docentes para que possam tornar-se parceiros da educação, sujeitos da ação, co-responsáveis pela sua formação, pela condução de crianças e jovens e pela escolarização da população brasileira. O argumento defendido é o de que há uma intensificação governamental sobre o trabalho docente que, para se efetivar, conta com a aceitação do próprio docente. Mostro, então, como as habilidades demandadas dos docentes são conectadas a um tipo de pensamento que é autorizado e como as técnicas utilizadas terminam por mobilizar a aliança entre as metas propostas para a transformação da educação e a conquista da auto-realização individual dos docentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8866/6367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 13 No. 1 (2004); 65-77 Trabalho & Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2004); 65-77 Trabalho & Educação; Vol. 13 No 1 (2004); 65-77 Trabalho & Educação; v. 13 n. 1 (2004); 65-77 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511844925440 |