NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraíso, Marlucy Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840
Resumo: O trabalho do/a professor/a é insistentemente mostrado na mídia educativa brasileira como estratégico para a mudança da educação e a transformação do País. Utilizando uma multiplicidade de recursos e técnicas, ensina-se ao/a docente a trabalhar com coragem, amor, solidariedade e responsabilidade pelo bem de todos/as os/as brasileiros/as. Com base em uma investigação que analisou uma porção dos discursos divulgados na mídia educativa brasileira sobre a educação escolar e inspirada na produção de Michel Foucault sobre governo e sujeito e no conceito “modo de endereçamento” de Elizabeth Ellsworth, este estudo mostra o funcionamento desse discurso que insere o trabalho do/a docente no contexto de um neo-filantropismo para a educação.
id UFMG-23_63113205f5a2529c194c4bd7ee84ffec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8840
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculumtrabalho docentecurrículomídia educativa O trabalho do/a professor/a é insistentemente mostrado na mídia educativa brasileira como estratégico para a mudança da educação e a transformação do País. Utilizando uma multiplicidade de recursos e técnicas, ensina-se ao/a docente a trabalhar com coragem, amor, solidariedade e responsabilidade pelo bem de todos/as os/as brasileiros/as. Com base em uma investigação que analisou uma porção dos discursos divulgados na mídia educativa brasileira sobre a educação escolar e inspirada na produção de Michel Foucault sobre governo e sujeito e no conceito “modo de endereçamento” de Elizabeth Ellsworth, este estudo mostra o funcionamento desse discurso que insere o trabalho do/a docente no contexto de um neo-filantropismo para a educação.Universidade Federal de Minas Gerais2012-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840Trabalho & Educação; Vol. 14 No. 1 (2005); 36-48Trabalho & Educação; Vol. 14 Núm. 1 (2005); 36-48Trabalho & Educação; Vol. 14 No 1 (2005); 36-48Trabalho & Educação; v. 14 n. 1 (2005); 36-482238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840/6344Paraíso, Marlucy Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8840Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:30Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
title NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
spellingShingle NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
Paraíso, Marlucy Alves
trabalho docente
currículo
mídia educativa
title_short NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
title_full NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
title_fullStr NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
title_full_unstemmed NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
title_sort NEO-FILANTROPISMO NA EDUCAÇÃO? O TRABALHO DOCENTE NO CURRÍCULO DA MÍDIA EDUCATIVA / Neo-philanthropism in education? The teachers ́ work in the media ́s curriculum
author Paraíso, Marlucy Alves
author_facet Paraíso, Marlucy Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paraíso, Marlucy Alves
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente
currículo
mídia educativa
topic trabalho docente
currículo
mídia educativa
description O trabalho do/a professor/a é insistentemente mostrado na mídia educativa brasileira como estratégico para a mudança da educação e a transformação do País. Utilizando uma multiplicidade de recursos e técnicas, ensina-se ao/a docente a trabalhar com coragem, amor, solidariedade e responsabilidade pelo bem de todos/as os/as brasileiros/as. Com base em uma investigação que analisou uma porção dos discursos divulgados na mídia educativa brasileira sobre a educação escolar e inspirada na produção de Michel Foucault sobre governo e sujeito e no conceito “modo de endereçamento” de Elizabeth Ellsworth, este estudo mostra o funcionamento desse discurso que insere o trabalho do/a docente no contexto de um neo-filantropismo para a educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8840/6344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 14 No. 1 (2005); 36-48
Trabalho & Educação; Vol. 14 Núm. 1 (2005); 36-48
Trabalho & Educação; Vol. 14 No 1 (2005); 36-48
Trabalho & Educação; v. 14 n. 1 (2005); 36-48
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511811371008