TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423 |
Resumo: | Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada. |
id |
UFMG-23_c0e831e4c5af95bd44983bd55573b433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9423 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron370.05Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-2552238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423/6717Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaisman, EsterFortes, Ronaldo Vielme2019-02-01T19:52:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9423Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:31Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
title |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
spellingShingle |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron Vaisman, Ester 370.05 |
title_short |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
title_full |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
title_fullStr |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
title_full_unstemmed |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
title_sort |
TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron |
author |
Vaisman, Ester |
author_facet |
Vaisman, Ester Fortes, Ronaldo Vielme |
author_role |
author |
author2 |
Fortes, Ronaldo Vielme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaisman, Ester Fortes, Ronaldo Vielme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.05 |
topic |
370.05 |
description |
Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423/6717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255 Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255 Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255 Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513461829632 |