TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaisman, Ester
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fortes, Ronaldo Vielme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423
Resumo: Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada.
id UFMG-23_c0e831e4c5af95bd44983bd55573b433
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9423
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron370.05Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-2552238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423/6717Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaisman, EsterFortes, Ronaldo Vielme2019-02-01T19:52:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9423Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:31Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
title TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
spellingShingle TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
Vaisman, Ester
370.05
title_short TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
title_full TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
title_fullStr TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
title_full_unstemmed TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
title_sort TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS SOBRE A CATEGORIA DA REPRODUÇÃO: LUKÁCS, ALTHUSSER E BOURDIEU & PASSERON / Three different approaches about the category of the reproduction: Lukács, Althusser and Bourdieu & Passeron
author Vaisman, Ester
author_facet Vaisman, Ester
Fortes, Ronaldo Vielme
author_role author
author2 Fortes, Ronaldo Vielme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaisman, Ester
Fortes, Ronaldo Vielme
dc.subject.por.fl_str_mv 370.05
topic 370.05
description Consideramos que a análise do problema da reprodução não pode prescindir da contribuição de György Lukács, de Para uma Ontologia do Ser Social, de Louis Althusser, de Sobre a Reprodução, e de Bourdieu e Passeron, de A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Em suma, o que se pretende com a presente comunicação é estabelecer um quadro comparativo entre as três concepções de reprodução e seus vínculos com o fenômeno educativo, sublinhando, sempre que possível, o matrizamento filosófico de cada uma das concepções. Nesse sentido, objetivamos demonstrar em largos traços os problemas e limites das concepções de Althusser e de Bourdieu e Passeron frente àquela tematizada por Lukács em sua obra postumamente publicada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9423/6717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255
Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 245-255
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513461829632