O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão. |
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O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classesCotidianoClasses multisseriadasEnsino e aprendizagem Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-2712238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786/6291Ramalho, Maria MartinsSchnetzler, Roseli Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8786Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:24Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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