O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Maria Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schnetzler, Roseli Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.
id UFMG-23_c0ff352f814c193a1e3310815a6ff648
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8786
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classesCotidianoClasses multisseriadasEnsino e aprendizagem Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-2712238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786/6291Ramalho, Maria MartinsSchnetzler, Roseli Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8786Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:24Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
title O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
spellingShingle O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
Ramalho, Maria Martins
Cotidiano
Classes multisseriadas
Ensino e aprendizagem
title_short O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
title_full O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
title_fullStr O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
title_full_unstemmed O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
title_sort O COTIDIANO DE PROFESSORES DE SALAS MULTISSERIADAS / The daily lives of teachers working in multi-grade classes
author Ramalho, Maria Martins
author_facet Ramalho, Maria Martins
Schnetzler, Roseli Pacheco
author_role author
author2 Schnetzler, Roseli Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Maria Martins
Schnetzler, Roseli Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Classes multisseriadas
Ensino e aprendizagem
topic Cotidiano
Classes multisseriadas
Ensino e aprendizagem
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano dos professores que atuam em classes multisseriadas, suas reflexões e intervenções no processo de aprender a ensinar. Faz parte da tese intitulada: Na roça, na raça... Eu me tornei professor: um estudo sobre a formação docente de professores de classes multisseriadas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e teve como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação do cotidiano dos professores. Os resultados apontam o descaso do Poder Público com a educação do campo, mas apresentam professores que demarcam, de forma singular, uma maneira de ver, sentir, atuar e interpretar o seu papel docente, em suas múltiplas dimensões constitutivas: sacrifício, solidão, renúncia, insegurança, memória, prazer, subjetividade e transgressão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8786/6291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271
Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 257-271
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511735873536