DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280 |
Resumo: | Este artigo discute alguns elementos para a compreensão do processo e do significado das escolhas e decisões vocacionais e profissionais, tomando como fio condutor a relação entre a educação e o trabalho. Tem como ponto de partida o conceito de trabalho, na sua acepção mais ampla, buscando problematizar os novos desafios que o mundo do trabalho engendra e dialogar com diferentes perspectivas teóricas, especialmente aquelas que preconizam a Educação para a Carreira e a formação ao longo da vida. A aproximação com a perspectiva teórica da Educação para a Carreira se deve, sobretudo, ao seu enfoque educacional. Ela defende a integração entre os processos de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento vocacional e considera o currículo um instrumento essencial de intervenção. Essa visão possibilita discutir em novas bases a ação do pedagogo que atua com a orientação vocacional ou profissional, aproximando-o de uma concepção que permite um olhar propriamente pedagógico sobre o desenvolvimento vocacional e profissional de jovens e adultos, inseridos no contexto da escola ou do trabalho, ao invés de adotar abordagens predominantemente psicológicas, mais adequadas à ação do profissional de psicologia. |
id |
UFMG-23_ca885346dcc4b35ff790e5e02431f5d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9280 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issueEducação e TrabalhoOrientação vocacional e profissionalEducação para a carreira.310.05 Este artigo discute alguns elementos para a compreensão do processo e do significado das escolhas e decisões vocacionais e profissionais, tomando como fio condutor a relação entre a educação e o trabalho. Tem como ponto de partida o conceito de trabalho, na sua acepção mais ampla, buscando problematizar os novos desafios que o mundo do trabalho engendra e dialogar com diferentes perspectivas teóricas, especialmente aquelas que preconizam a Educação para a Carreira e a formação ao longo da vida. A aproximação com a perspectiva teórica da Educação para a Carreira se deve, sobretudo, ao seu enfoque educacional. Ela defende a integração entre os processos de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento vocacional e considera o currículo um instrumento essencial de intervenção. Essa visão possibilita discutir em novas bases a ação do pedagogo que atua com a orientação vocacional ou profissional, aproximando-o de uma concepção que permite um olhar propriamente pedagógico sobre o desenvolvimento vocacional e profissional de jovens e adultos, inseridos no contexto da escola ou do trabalho, ao invés de adotar abordagens predominantemente psicológicas, mais adequadas à ação do profissional de psicologia. Universidade Federal de Minas Gerais2014-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 2 (2014); 93-107Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 93-107Trabalho & Educação; Vol. 23 No 2 (2014); 93-107Trabalho & Educação; v. 23 n. 2 (2014); 93-1072238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280/6664Carvalho, Olgamir Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9280Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:17Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
title |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
spellingShingle |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue Carvalho, Olgamir Francisco Educação e Trabalho Orientação vocacional e profissional Educação para a carreira. 310.05 |
title_short |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
title_full |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
title_fullStr |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
title_sort |
DESAFIOS ATUAIS DA ESCOLHA E DECISÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A QUESTÃO / Current challenges of vocational/professional choice and decision: a look pedagogical about the issue |
author |
Carvalho, Olgamir Francisco |
author_facet |
Carvalho, Olgamir Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Olgamir Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Trabalho Orientação vocacional e profissional Educação para a carreira. 310.05 |
topic |
Educação e Trabalho Orientação vocacional e profissional Educação para a carreira. 310.05 |
description |
Este artigo discute alguns elementos para a compreensão do processo e do significado das escolhas e decisões vocacionais e profissionais, tomando como fio condutor a relação entre a educação e o trabalho. Tem como ponto de partida o conceito de trabalho, na sua acepção mais ampla, buscando problematizar os novos desafios que o mundo do trabalho engendra e dialogar com diferentes perspectivas teóricas, especialmente aquelas que preconizam a Educação para a Carreira e a formação ao longo da vida. A aproximação com a perspectiva teórica da Educação para a Carreira se deve, sobretudo, ao seu enfoque educacional. Ela defende a integração entre os processos de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento vocacional e considera o currículo um instrumento essencial de intervenção. Essa visão possibilita discutir em novas bases a ação do pedagogo que atua com a orientação vocacional ou profissional, aproximando-o de uma concepção que permite um olhar propriamente pedagógico sobre o desenvolvimento vocacional e profissional de jovens e adultos, inseridos no contexto da escola ou do trabalho, ao invés de adotar abordagens predominantemente psicológicas, mais adequadas à ação do profissional de psicologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9280/6664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 2 (2014); 93-107 Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 93-107 Trabalho & Educação; Vol. 23 No 2 (2014); 93-107 Trabalho & Educação; v. 23 n. 2 (2014); 93-107 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513089585152 |