USO PROFISSIONAL DA VOZ EM SALA DE AULA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8946 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estudar o uso da voz em sala de aula e a sua relação com aspectos da organização do trabalho e da gestão escolar pública, e assim esclarecer o que seria contingente à organização do trabalho e às características dos professores. A discussão sobre a função da organização do trabalho docente na gênese da disfonia é atual e inexplorada, apesar de sua urgência, pois a disfonia constitui-se uma das principais causas de adoecimento e afastamento do trabalho entre os docentes O presente trabalho pretende contribui para o desenvolvimento do referido campo de estudos, adentrando o espaço da escola e da sala de aula e visando conhecer a realidade dos professores com toda sua especificidade, à partir do olhar do professor. Para tanto, adotou-se a Ergonomia como metodologia de pesquisa. Os dados empíricos foram coletados pela observação do uso profissional da vazem sala de aula realizado por oito professoras do último ano do segundo ciclo. No total foram observadas 57 horas de atividade em salas de aula e quatro horas foram filmadas, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os dados foram auto-confrontados e validados em entrevistas semi-estruturadas. |
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USO PROFISSIONAL DA VOZ EM SALA DE AULA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE O objetivo deste trabalho é estudar o uso da voz em sala de aula e a sua relação com aspectos da organização do trabalho e da gestão escolar pública, e assim esclarecer o que seria contingente à organização do trabalho e às características dos professores. A discussão sobre a função da organização do trabalho docente na gênese da disfonia é atual e inexplorada, apesar de sua urgência, pois a disfonia constitui-se uma das principais causas de adoecimento e afastamento do trabalho entre os docentes O presente trabalho pretende contribui para o desenvolvimento do referido campo de estudos, adentrando o espaço da escola e da sala de aula e visando conhecer a realidade dos professores com toda sua especificidade, à partir do olhar do professor. Para tanto, adotou-se a Ergonomia como metodologia de pesquisa. Os dados empíricos foram coletados pela observação do uso profissional da vazem sala de aula realizado por oito professoras do último ano do segundo ciclo. No total foram observadas 57 horas de atividade em salas de aula e quatro horas foram filmadas, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Os dados foram auto-confrontados e validados em entrevistas semi-estruturadas.Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8946Trabalho & Educação; Vol. 13 No. 2 (2004); 205-205Trabalho & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2004); 205-205Trabalho & Educação; Vol. 13 No 2 (2004); 205-205Trabalho & Educação; v. 13 n. 2 (2004); 205-2052238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8946/6435Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8946Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:41Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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