O TRABALHO DOCENTE ANUNCIADO NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO ENTRE 1851 E 1890 / The teaching work advertised in newspaper "Diario de Pernambuco", between 1851-1890
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9305 |
Resumo: | Tendo por base documental os anúncios publicados por professores no jornal Diário de Pernambuco e os Relatórios dos Presidentes da Província de Pernambuco, o artigo analisa, em diálogo com a bibliografia especializada e com os resultados de duas pesquisas em andamento - ambas a respeito do universo dos trabalhadores do Recife na segunda metade do século XIX -, a situação estrutural da escolarização da província e do Recife no período em questão, os variados perfis dos anunciantes encarregados do ensino das disciplinas escolarizadas e os usos por eles feitos dos anúncios, como estratégia para divulgação de seus serviços. Argumenta que a docência particular emergiu e perdurou, durante todo o século, como um tipo de serviço praticado na interseção de vários outros, principalmente daqueles que ligavam as casas à rua, o privado ao público, na fronteira entre a prestação de um tipo de serviço liberal e dos serviços domésticos. Localizando-se nessa fronteira, esteve aberto e foi atrativo a todo o tipo de pessoas - principalmente às pessoas comuns, livres e pobres - as quais utilizaram os jornais como veículo de divulgação dos seus serviços e cuja potencialidade era mantê-las a salvo das tentativas de controle dos poderes públicos. |
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O TRABALHO DOCENTE ANUNCIADO NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO ENTRE 1851 E 1890 / The teaching work advertised in newspaper "Diario de Pernambuco", between 1851-1890Trabalho docenteRecifeSéculo XIX370.05Tendo por base documental os anúncios publicados por professores no jornal Diário de Pernambuco e os Relatórios dos Presidentes da Província de Pernambuco, o artigo analisa, em diálogo com a bibliografia especializada e com os resultados de duas pesquisas em andamento - ambas a respeito do universo dos trabalhadores do Recife na segunda metade do século XIX -, a situação estrutural da escolarização da província e do Recife no período em questão, os variados perfis dos anunciantes encarregados do ensino das disciplinas escolarizadas e os usos por eles feitos dos anúncios, como estratégia para divulgação de seus serviços. Argumenta que a docência particular emergiu e perdurou, durante todo o século, como um tipo de serviço praticado na interseção de vários outros, principalmente daqueles que ligavam as casas à rua, o privado ao público, na fronteira entre a prestação de um tipo de serviço liberal e dos serviços domésticos. Localizando-se nessa fronteira, esteve aberto e foi atrativo a todo o tipo de pessoas - principalmente às pessoas comuns, livres e pobres - as quais utilizaram os jornais como veículo de divulgação dos seus serviços e cuja potencialidade era mantê-las a salvo das tentativas de controle dos poderes públicos. Universidade Federal de Minas Gerais2014-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9305Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 275-295Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 275-295Trabalho & Educação; Vol. 23 No 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 275-295Trabalho & Educação; v. 23 n. 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores; 275-2952238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9305/6681Silva, Adriana Maria Paulo daOliveira, Ramon deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9305Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:20Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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