A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Adonia Antunes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Villela, Viviane Merlim Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771
Resumo: A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista.
id UFMG-23_e3778520b44098cdf4032faf3df5d25c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8771
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCIAntonio GramsciEducaçãoCidadaniaDirigentesEstadoSociedade Civil.A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista.Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771Trabalho & Educação; Vol. 16 No. 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; Vol. 16 Núm. 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; Vol. 16 No 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; v. 16 n. 2 (2007); 100-1002238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771/6276Prado, Adonia AntunesVillela, Viviane Merlim Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8771Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:22Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
title A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
spellingShingle A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
Prado, Adonia Antunes
Antonio Gramsci
Educação
Cidadania
Dirigentes
Estado
Sociedade Civil.
title_short A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
title_full A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
title_fullStr A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
title_sort A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
author Prado, Adonia Antunes
author_facet Prado, Adonia Antunes
Villela, Viviane Merlim Moraes
author_role author
author2 Villela, Viviane Merlim Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Adonia Antunes
Villela, Viviane Merlim Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Gramsci
Educação
Cidadania
Dirigentes
Estado
Sociedade Civil.
topic Antonio Gramsci
Educação
Cidadania
Dirigentes
Estado
Sociedade Civil.
description A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771/6276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 16 No. 2 (2007); 100-100
Trabalho & Educação; Vol. 16 Núm. 2 (2007); 100-100
Trabalho & Educação; Vol. 16 No 2 (2007); 100-100
Trabalho & Educação; v. 16 n. 2 (2007); 100-100
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511713853440