A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771 |
Resumo: | A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista. |
id |
UFMG-23_e3778520b44098cdf4032faf3df5d25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8771 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCIAntonio GramsciEducaçãoCidadaniaDirigentesEstadoSociedade Civil.A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista.Universidade Federal de Minas Gerais2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771Trabalho & Educação; Vol. 16 No. 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; Vol. 16 Núm. 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; Vol. 16 No 2 (2007); 100-100Trabalho & Educação; v. 16 n. 2 (2007); 100-1002238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771/6276Prado, Adonia AntunesVillela, Viviane Merlim Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8771Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:22Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
title |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI Prado, Adonia Antunes Antonio Gramsci Educação Cidadania Dirigentes Estado Sociedade Civil. |
title_short |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
title_full |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM GRAMSCI |
author |
Prado, Adonia Antunes |
author_facet |
Prado, Adonia Antunes Villela, Viviane Merlim Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Villela, Viviane Merlim Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Adonia Antunes Villela, Viviane Merlim Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antonio Gramsci Educação Cidadania Dirigentes Estado Sociedade Civil. |
topic |
Antonio Gramsci Educação Cidadania Dirigentes Estado Sociedade Civil. |
description |
A presente pesquisa busca discutir o polissêmico conceito de cidadania, a forma como foi sendo construído na realidade brasileira e a proposta de educação e cidadania do município de Niterói /RJ no período posterior a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Ancoramos nossa análise nos conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil e hegemonia, entendendo que o conhecimento, como forma de emancipação humana, possibilita a formação de dirigentes, e serve como instrumento de crítica ao conceito burguês e abstrato de cidadania, de acordo com a tradição marxista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8771/6276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 16 No. 2 (2007); 100-100 Trabalho & Educação; Vol. 16 Núm. 2 (2007); 100-100 Trabalho & Educação; Vol. 16 No 2 (2007); 100-100 Trabalho & Educação; v. 16 n. 2 (2007); 100-100 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511713853440 |