SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaidan, Samira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976
Resumo: Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial.
id UFMG-23_e75ca0df6dad8df888f322c448fbbe63
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8976
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDOsaberes docentessaberes experienciais Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial. Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 85-942238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976/6463Zaidan, Samirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8976Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
title SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
spellingShingle SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
Zaidan, Samira
saberes docentes
saberes experienciais
title_short SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
title_full SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
title_fullStr SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
title_full_unstemmed SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
title_sort SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
author Zaidan, Samira
author_facet Zaidan, Samira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaidan, Samira
dc.subject.por.fl_str_mv saberes docentes
saberes experienciais
topic saberes docentes
saberes experienciais
description Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976/6463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 85-94
Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 85-94
Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 85-94
Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 85-94
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512218218496