SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976 |
Resumo: | Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial. |
id |
UFMG-23_e75ca0df6dad8df888f322c448fbbe63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8976 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDOsaberes docentessaberes experienciais Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial. Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 85-94Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 85-942238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976/6463Zaidan, Samirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8976Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
title |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
spellingShingle |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO Zaidan, Samira saberes docentes saberes experienciais |
title_short |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
title_full |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
title_fullStr |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
title_full_unstemmed |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
title_sort |
SABERES EXPERIENCIAIS E SABERES PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO |
author |
Zaidan, Samira |
author_facet |
Zaidan, Samira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaidan, Samira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saberes docentes saberes experienciais |
topic |
saberes docentes saberes experienciais |
description |
Nossas pesquisas indicam que, mediante dificuldades e desafios da prática pedagógica da escola cujo projeto visa à aprendizagem de todos, o(a) professor(a) constrói novos saberes experienciais. Especialmente nas situações limites é que esses novos saberes experienciais se constroem, sendo próprios do contexto (expressos em posturas, estratégias, iniciativas e ações efetivas da professora na relação com os seus alunos e pares). Contudo, ao mesmo tempo em que observamos que esse processo é intenso e criativo, também é tenso e complexo. Os novos saberes experienciais levam à construção de novos saberes pedagógicos, assim entendidos por poderem ser mais generalizados para além daquela situação específica, por serem conhecimentos pedagógicos a serem abordados e articulados à formação docente, continuada e inicial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8976/6463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 85-94 Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 85-94 Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 85-94 Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 85-94 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512218218496 |