Professores egressos: formação docente e saberes da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Edenar Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Frigeri, Gregorio Vittori, Almeida, Rafael, Mendes, Leia Laura Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/941
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer e analisar o percurso de escolarização de egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá, salientando a formação docente e os saberes da experiência. Para alcançar os resultados utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa narrativa, realizando a aplicação de questionários abertos e entrevistas semiestruturadas com professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, egressos da Universidade de Cuiabá, Campus Beira Rio I. Dados empíricos apontaram que devido às adversidades vivenciadas, parte dos acadêmicos, ao longo do curso, são acometidos por sobrecarga emocional quando se deparam com os afazeres pessoais, a dedicação dos estudos e a busca de conciliar a vida cotidiana com a vida acadêmica - considerando que a vida acadêmica exige um alto grau de dedicação, além de atividades extraclasses que são necessárias ao cumprimento das ementas. Entende-se por vida cotidiana as obrigações com os filhos, esposos e afazeres domésticos. As narrativas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão da formação docente, que demonstraram mais consciência de sua própria prática incluindo a reflexão, a avaliação e o aprimoramento do trabalho pedagógico. Ficou evidente que o curso de Pedagogia possibilitou o contato com as aprendizagens durante o Estágio, com a teoria durante o período de formação, além da troca de conhecimento com as colegas de curso, construindo elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.
id CLAEC-1_bae0addf3f2b7b63a999d50daae0afda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/941
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Professores egressos: formação docente e saberes da experiênciaProfessores EgressosFormação docenteSaberes da experiencia.O objetivo deste estudo é conhecer e analisar o percurso de escolarização de egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá, salientando a formação docente e os saberes da experiência. Para alcançar os resultados utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa narrativa, realizando a aplicação de questionários abertos e entrevistas semiestruturadas com professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, egressos da Universidade de Cuiabá, Campus Beira Rio I. Dados empíricos apontaram que devido às adversidades vivenciadas, parte dos acadêmicos, ao longo do curso, são acometidos por sobrecarga emocional quando se deparam com os afazeres pessoais, a dedicação dos estudos e a busca de conciliar a vida cotidiana com a vida acadêmica - considerando que a vida acadêmica exige um alto grau de dedicação, além de atividades extraclasses que são necessárias ao cumprimento das ementas. Entende-se por vida cotidiana as obrigações com os filhos, esposos e afazeres domésticos. As narrativas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão da formação docente, que demonstraram mais consciência de sua própria prática incluindo a reflexão, a avaliação e o aprimoramento do trabalho pedagógico. Ficou evidente que o curso de Pedagogia possibilitou o contato com as aprendizagens durante o Estágio, com a teoria durante o período de formação, além da troca de conhecimento com as colegas de curso, construindo elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/94110.23899/relacult.v4i3.941RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/941/603Copyright (c) 2019 Edenar Souza Monteiro, Gregorio Vittori Frigeri, Rafael Almeida, Leia Laura Souza Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Edenar SouzaFrigeri, Gregorio VittoriAlmeida, RafaelMendes, Leia Laura Souza2019-11-03T18:51:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/941Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-11-03T18:51:07RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
title Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
spellingShingle Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
Monteiro, Edenar Souza
Professores Egressos
Formação docente
Saberes da experiencia.
title_short Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
title_full Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
title_fullStr Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
title_full_unstemmed Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
title_sort Professores egressos: formação docente e saberes da experiência
author Monteiro, Edenar Souza
author_facet Monteiro, Edenar Souza
Frigeri, Gregorio Vittori
Almeida, Rafael
Mendes, Leia Laura Souza
author_role author
author2 Frigeri, Gregorio Vittori
Almeida, Rafael
Mendes, Leia Laura Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Edenar Souza
Frigeri, Gregorio Vittori
Almeida, Rafael
Mendes, Leia Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Egressos
Formação docente
Saberes da experiencia.
topic Professores Egressos
Formação docente
Saberes da experiencia.
description O objetivo deste estudo é conhecer e analisar o percurso de escolarização de egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá, salientando a formação docente e os saberes da experiência. Para alcançar os resultados utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa narrativa, realizando a aplicação de questionários abertos e entrevistas semiestruturadas com professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, egressos da Universidade de Cuiabá, Campus Beira Rio I. Dados empíricos apontaram que devido às adversidades vivenciadas, parte dos acadêmicos, ao longo do curso, são acometidos por sobrecarga emocional quando se deparam com os afazeres pessoais, a dedicação dos estudos e a busca de conciliar a vida cotidiana com a vida acadêmica - considerando que a vida acadêmica exige um alto grau de dedicação, além de atividades extraclasses que são necessárias ao cumprimento das ementas. Entende-se por vida cotidiana as obrigações com os filhos, esposos e afazeres domésticos. As narrativas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão da formação docente, que demonstraram mais consciência de sua própria prática incluindo a reflexão, a avaliação e o aprimoramento do trabalho pedagógico. Ficou evidente que o curso de Pedagogia possibilitou o contato com as aprendizagens durante o Estágio, com a teoria durante o período de formação, além da troca de conhecimento com as colegas de curso, construindo elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/941
10.23899/relacult.v4i3.941
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/941
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i3.941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/941/603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490030194688