CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar alguns elementos que evidenciam o processo de (re) institucionalização da formação dos trabalhadores a partir da construção de Sistemas de Certificação de Competências na França, Canadá, Reino Unido, México e Chile. A opção pelo estudo desses sistemas justifica-se pelo fato desses países terem avançado na reestruturação dos seus sistemas de qualificação profissional com vistas a adequarem a formação dos trabalhadores às demandas do setor produtivo. Para tanto, elegeu-se alguns elementos de análise: os interesses dos interlocutores na proposição de um sistema de certificação; o modelo de gestão e o processo de negociação das competências. |
id |
UFMG-23_e8b16e66f9b6c3458df1dfaa7a020545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8959 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSESCertificação profissionalqualificaçãocompetênciacertificação de competênciaeducação profissional O propósito deste artigo é apresentar alguns elementos que evidenciam o processo de (re) institucionalização da formação dos trabalhadores a partir da construção de Sistemas de Certificação de Competências na França, Canadá, Reino Unido, México e Chile. A opção pelo estudo desses sistemas justifica-se pelo fato desses países terem avançado na reestruturação dos seus sistemas de qualificação profissional com vistas a adequarem a formação dos trabalhadores às demandas do setor produtivo. Para tanto, elegeu-se alguns elementos de análise: os interesses dos interlocutores na proposição de um sistema de certificação; o modelo de gestão e o processo de negociação das competências. Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 2 (2003); 27-43Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2003); 27-43Trabalho & Educação; Vol. 12 No 2 (2003); 27-43Trabalho & Educação; v. 12 n. 2 (2003); 27-432238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959/6446Fidalgo, FernandoSantos, Neide Elisa Portes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8959Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:43Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
title |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
spellingShingle |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES Fidalgo, Fernando Certificação profissional qualificação competência certificação de competência educação profissional |
title_short |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
title_full |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
title_fullStr |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
title_full_unstemmed |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
title_sort |
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES |
author |
Fidalgo, Fernando |
author_facet |
Fidalgo, Fernando Santos, Neide Elisa Portes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Neide Elisa Portes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fidalgo, Fernando Santos, Neide Elisa Portes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Certificação profissional qualificação competência certificação de competência educação profissional |
topic |
Certificação profissional qualificação competência certificação de competência educação profissional |
description |
O propósito deste artigo é apresentar alguns elementos que evidenciam o processo de (re) institucionalização da formação dos trabalhadores a partir da construção de Sistemas de Certificação de Competências na França, Canadá, Reino Unido, México e Chile. A opção pelo estudo desses sistemas justifica-se pelo fato desses países terem avançado na reestruturação dos seus sistemas de qualificação profissional com vistas a adequarem a formação dos trabalhadores às demandas do setor produtivo. Para tanto, elegeu-se alguns elementos de análise: os interesses dos interlocutores na proposição de um sistema de certificação; o modelo de gestão e o processo de negociação das competências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8959/6446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 2 (2003); 27-43 Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2003); 27-43 Trabalho & Educação; Vol. 12 No 2 (2003); 27-43 Trabalho & Educação; v. 12 n. 2 (2003); 27-43 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512198295552 |