TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreirinha, Isabella
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900
Resumo: Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.
id UFMG-23_ec067d4e17978bf0bcb95cce8afc3ab4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8900
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary educationtrabalhoEnsino fundamentalCurrículo.370.05Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 117-128Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 117-128Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 117-128Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 117-1282238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900/6399Ferreirinha, Isabellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8900Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:36Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
title TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
spellingShingle TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
Ferreirinha, Isabella
trabalho
Ensino fundamental
Currículo.
370.05
title_short TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
title_full TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
title_fullStr TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
title_full_unstemmed TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
title_sort TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education
author Ferreirinha, Isabella
author_facet Ferreirinha, Isabella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreirinha, Isabella
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
Ensino fundamental
Currículo.
370.05
topic trabalho
Ensino fundamental
Currículo.
370.05
description Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900/6399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 1 (2013); 117-128
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013); 117-128
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 1 (2013); 117-128
Trabalho & Educação; v. 22 n. 1 (2013); 117-128
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512137478144