ADOÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: A TECNOLOGIA COMO INOVAÇÃO EDUCACIONAL / Adoption of virtual environments for learning in higher education presential: technology as an educational innovation
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9297 |
Resumo: | Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) vêm sendo utilizados em escala crescente não só em programas e cursos de educação a distância, mas, também, no ensino presencial. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma os docentes do ensino superior adotam a tecnologia em um contexto de inovação pedagógica e quais são suas principais preocupações neste processo. Para tanto, utilizou-se como arcabouço teórico o modelo CBAM - Concerns-Based Adoption Model. Os resultados sugerem que, ao enxergar a tecnologia como inovação, os docentes tendem a justificar o seu uso com orientação ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos. Nesse caso, as ferramentas interativas e mais propensas à construção conjunta do conhecimento, como o Fórum, são as mais utilizadas. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação dos professores com as questões relativas à ressignificação do papel de docente. Por fim, o estudo sugere duas orientações básicas no uso dos ambientes virtuais: o foco na gestão do ensino e o foco na aprendizagem. |
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ADOÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: A TECNOLOGIA COMO INOVAÇÃO EDUCACIONAL / Adoption of virtual environments for learning in higher education presential: technology as an educational innovationAmbiente Virtual de AprendizagemInovaçãoCBAM370.05Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) vêm sendo utilizados em escala crescente não só em programas e cursos de educação a distância, mas, também, no ensino presencial. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma os docentes do ensino superior adotam a tecnologia em um contexto de inovação pedagógica e quais são suas principais preocupações neste processo. Para tanto, utilizou-se como arcabouço teórico o modelo CBAM - Concerns-Based Adoption Model. Os resultados sugerem que, ao enxergar a tecnologia como inovação, os docentes tendem a justificar o seu uso com orientação ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos. Nesse caso, as ferramentas interativas e mais propensas à construção conjunta do conhecimento, como o Fórum, são as mais utilizadas. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação dos professores com as questões relativas à ressignificação do papel de docente. Por fim, o estudo sugere duas orientações básicas no uso dos ambientes virtuais: o foco na gestão do ensino e o foco na aprendizagem. Universidade Federal de Minas Gerais2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9297Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 153-176Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 153-176Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 153-176Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 153-1762238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9297/6674Oliveira, Daniel ThoméCortimiglia, Marcelo Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9297Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:19Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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