REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antipoff, Renata Bastos Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Frade, Cristina de Castro, Lima, Francisco de Paula Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550
Resumo: The present work had the aim of reflecting the relationship between the representations and the practice in the activity of low-educated workers. The demand is related to the increase of the performance of those workers, essentially the ones, who are considered less competent due to their lack of mathematical concepts knowledge. Aiming to understand what they know and the know-how of those, that are effective, we used the Activity Analysis methodology and the course of action. Workers with different performances in solving problems in work situations were researched. The theoretical discussion started from the debate occurred between the cognitive and pragmatic chains, which adopt different positions about the relation between representation and practice on the course of action. The first puts the representation as a cause of the action, while the second looks for the actor’s intrinsic point of view, putting the effectiveness in the interlacement in situation among actions, perceptions and representations. The difficulty occurred in the data analysis. The researcher tended to the cognitive side, revealing the difficulty of an analysis immanent of the activity that seeks to understand it inside of a social context, and not externally, when comparing educational and daily representations. The results showed that an effective action depends more on mastering the social practice, stronghold of specific rules and values, than on possessing mathematical representations, and that they obtain meaning inside of a social activity.__O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre as representações e a prática na atividade de trabalhadores pouco escolarizados da construção civil. A demanda é o aumento da performance desses trabalhadores, considerados pouco competentes, devido ao desconhecimento de conceitos matemáticos. Visando compreender o que sabem e como sabem aqueles considerados eficazes, foi utilizada a metodologia da Análise da Atividade. Foram analisados trabalhadores com desempenho distinto solucionando problemas em situações de trabalho. A discussão teórica partiu do debate estabelecido entre a corrente cognitivista e a da ação situada, que adotam posições distintas sobre a relação entre a representação e a prática no curso da ação. A primeira coloca a representação como causa da ação, enquanto a segunda, como recurso da ação, cuja eficácia decorre menos das representações isoladas e mais do engajamento em uma atividade prática social. O embaraço ocorreu na análise dos dados. A pesquisadora caiu no viés cognitivista, revelando a dificuldade de uma análise imanente da atividade, que buscasse compreendê-la inserida em um contexto social, e não externamente, ao comparar as representações matemáticas. Os resultados mostraram que a ação eficaz depende mais do domínio da prática social, reduto de normas e valores específicos, do que da posse de representações matemáticas e que estas ganham sentido no interior da atividade social. 
id UFMG-23_f1d3358ae12b45de18dd10a0e90ef231
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9550
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil constructionCognitivismoAção SituadaFormação profissionalFormação profissionalThe present work had the aim of reflecting the relationship between the representations and the practice in the activity of low-educated workers. The demand is related to the increase of the performance of those workers, essentially the ones, who are considered less competent due to their lack of mathematical concepts knowledge. Aiming to understand what they know and the know-how of those, that are effective, we used the Activity Analysis methodology and the course of action. Workers with different performances in solving problems in work situations were researched. The theoretical discussion started from the debate occurred between the cognitive and pragmatic chains, which adopt different positions about the relation between representation and practice on the course of action. The first puts the representation as a cause of the action, while the second looks for the actor’s intrinsic point of view, putting the effectiveness in the interlacement in situation among actions, perceptions and representations. The difficulty occurred in the data analysis. The researcher tended to the cognitive side, revealing the difficulty of an analysis immanent of the activity that seeks to understand it inside of a social context, and not externally, when comparing educational and daily representations. The results showed that an effective action depends more on mastering the social practice, stronghold of specific rules and values, than on possessing mathematical representations, and that they obtain meaning inside of a social activity.__O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre as representações e a prática na atividade de trabalhadores pouco escolarizados da construção civil. A demanda é o aumento da performance desses trabalhadores, considerados pouco competentes, devido ao desconhecimento de conceitos matemáticos. Visando compreender o que sabem e como sabem aqueles considerados eficazes, foi utilizada a metodologia da Análise da Atividade. Foram analisados trabalhadores com desempenho distinto solucionando problemas em situações de trabalho. A discussão teórica partiu do debate estabelecido entre a corrente cognitivista e a da ação situada, que adotam posições distintas sobre a relação entre a representação e a prática no curso da ação. A primeira coloca a representação como causa da ação, enquanto a segunda, como recurso da ação, cuja eficácia decorre menos das representações isoladas e mais do engajamento em uma atividade prática social. O embaraço ocorreu na análise dos dados. A pesquisadora caiu no viés cognitivista, revelando a dificuldade de uma análise imanente da atividade, que buscasse compreendê-la inserida em um contexto social, e não externamente, ao comparar as representações matemáticas. Os resultados mostraram que a ação eficaz depende mais do domínio da prática social, reduto de normas e valores específicos, do que da posse de representações matemáticas e que estas ganham sentido no interior da atividade social. Universidade Federal de Minas Gerais2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 109-126Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 109-126Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 109-126Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 109-1262238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550/6803Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessAntipoff, Renata Bastos FerreiraFrade, Cristina de CastroLima, Francisco de Paula Antunes2019-02-01T19:52:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9550Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:51Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
title REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
spellingShingle REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
Antipoff, Renata Bastos Ferreira
Cognitivismo
Ação Situada
Formação profissional
Formação profissional
title_short REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
title_full REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
title_fullStr REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
title_sort REPRESENTAÇÃO E PRÁTICA NA AÇÃO EFICAZ DE TRABALHADORES POUCO ESCOLARIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | Representations and practice in the effective action of low educated workers of the civil construction
author Antipoff, Renata Bastos Ferreira
author_facet Antipoff, Renata Bastos Ferreira
Frade, Cristina de Castro
Lima, Francisco de Paula Antunes
author_role author
author2 Frade, Cristina de Castro
Lima, Francisco de Paula Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antipoff, Renata Bastos Ferreira
Frade, Cristina de Castro
Lima, Francisco de Paula Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Cognitivismo
Ação Situada
Formação profissional
Formação profissional
topic Cognitivismo
Ação Situada
Formação profissional
Formação profissional
description The present work had the aim of reflecting the relationship between the representations and the practice in the activity of low-educated workers. The demand is related to the increase of the performance of those workers, essentially the ones, who are considered less competent due to their lack of mathematical concepts knowledge. Aiming to understand what they know and the know-how of those, that are effective, we used the Activity Analysis methodology and the course of action. Workers with different performances in solving problems in work situations were researched. The theoretical discussion started from the debate occurred between the cognitive and pragmatic chains, which adopt different positions about the relation between representation and practice on the course of action. The first puts the representation as a cause of the action, while the second looks for the actor’s intrinsic point of view, putting the effectiveness in the interlacement in situation among actions, perceptions and representations. The difficulty occurred in the data analysis. The researcher tended to the cognitive side, revealing the difficulty of an analysis immanent of the activity that seeks to understand it inside of a social context, and not externally, when comparing educational and daily representations. The results showed that an effective action depends more on mastering the social practice, stronghold of specific rules and values, than on possessing mathematical representations, and that they obtain meaning inside of a social activity.__O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre as representações e a prática na atividade de trabalhadores pouco escolarizados da construção civil. A demanda é o aumento da performance desses trabalhadores, considerados pouco competentes, devido ao desconhecimento de conceitos matemáticos. Visando compreender o que sabem e como sabem aqueles considerados eficazes, foi utilizada a metodologia da Análise da Atividade. Foram analisados trabalhadores com desempenho distinto solucionando problemas em situações de trabalho. A discussão teórica partiu do debate estabelecido entre a corrente cognitivista e a da ação situada, que adotam posições distintas sobre a relação entre a representação e a prática no curso da ação. A primeira coloca a representação como causa da ação, enquanto a segunda, como recurso da ação, cuja eficácia decorre menos das representações isoladas e mais do engajamento em uma atividade prática social. O embaraço ocorreu na análise dos dados. A pesquisadora caiu no viés cognitivista, revelando a dificuldade de uma análise imanente da atividade, que buscasse compreendê-la inserida em um contexto social, e não externamente, ao comparar as representações matemáticas. Os resultados mostraram que a ação eficaz depende mais do domínio da prática social, reduto de normas e valores específicos, do que da posse de representações matemáticas e que estas ganham sentido no interior da atividade social. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9550/6803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 25 No. 3 (2016); 109-126
Trabalho & Educação; Vol. 25 Núm. 3 (2016); 109-126
Trabalho & Educação; Vol. 25 No 3 (2016); 109-126
Trabalho & Educação; v. 25 n. 3 (2016); 109-126
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513975631872