O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Susana Raquel Teixeira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1014
Resumo: O objectivo desta tese é analisar as trajectórias de carreira de adultos pouco escolarizados em processo de RVCC, prosseguindo-se na linha de investigação sobre a educação e o desenvolvimento da carreira na vida adulta. Conceptualmente, o estudo empírico baseia-se nas teorias do desenvolvimento humano do adulto, com a teoria das transições de vida de Nancy Schlossberg e as abordagens desenvolvimentista de carreira, em especial, na teoria de Donald Super e Hall. Foi utilizado o método da análise qualitativa, com uma análise de conteúdo às respostas dadas a uma medida auto-biográfica – Actividades “O meu trajecto de vida” e “A minha auto-biografia”, de um grupo de adultos em processo RVCC (N=20, 55% homens; M=38 anos; 85% com o 2º ciclo e 15% com o 1º ciclo) na zona Norte do País no Centro de RVCC da Associação Empresarial de Portugal. A trajectória de carreira dos adultos estudados caracteriza-se por um abandono precoce dos estudos e sucessivas transições de emprego. Foram identificadas diferentes categorias de motivos de satisfação (as pessoas, o processo de aprendizagem académica, a transição de vida e os ambientes físico/relacionais) e de insatisfação (pessoas, processo de aprendizagem académica, ensino/aprendizagem e transição) com a escolaridade, bem como de satisfação (valores profissionais, competências e aptidões, interesses, condições físicas materiais e sociais e pessoas) e de insatisfação (acontecimentos críticos, valores profissionais, condições físicas relacionais e variedade/mudanças constantes) com a vida profissional. Foram ainda identificados como motivos principais de abandono precoce dos estudos as seguintes categorias: transição de vida, motivos familiares, insucesso escolar e comportamento. Com a análise das auto-biografias dos adultos, muitas outras categorias surgem, reflectindo os principais temas de vida dos adultos. Deste estudo, retiram-se implicações para a intervenção psicoeducacional e de carreira junto de adultos pouco escolarizados. ABSTRACT: The aim of this study is to analyse the career paths of adults who left school at an early age and are now attending a process of skills recognition, validation and accreditation of skills (RVAS). It follows the investigation line or education and career development throughout the adult life. From the conceptual point of view, the empiric study is supported by the theories related to the adult’s human development as well as theories of Nancy Schlossberg’s theory of life transitions and on career development approaches, namely the theories from Donald Super and Hall. This work used the qualitative analysis method, based on the content analysis of answers given autobiographically – Activity “My life path” and “My autobiography”, from a group of adults attending a RVAS process (N=20, 55% men and 45 % women; M=38 years old; 85% with the elementary school completed and 15% with the primary school completed) in the country’s Northern region, specifically in the RVAS Centre of the Portuguese Business Association. The career path from the studied adults is characterised by an early school abandon and successive job changes. There have been identified different categories for reasons of satisfaction about school (the people, the academic learning process, life transitions and physical/relational environments) and for reasons of dissatisfaction about school (People, the academic learning process, education/learning and transition). In addition, there have also been identified categories of satisfaction (professional values, skills and abilities, interests, material and social physical conditions and people) and of dissatisfaction (critical events, professional values, physical relational conditions and frequent changes) as far as the professional life is concerned. At last, there have also been identified as main reasons for school early abandon the following categories: life transition, family issues, failure at school and behaviour). According to the adults autobiographies analyses, many others categories appear reflecting the many themes of the adults life. With this study it is possible to help on building psychological and educational interventions next to adults who left school at an early age. According
id RCAP_24b5b31d97304e29359189d528810ce2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizadosDesenvolvimento psicológicoActivação do desenvolvimentoCarreiras profissionaisMotivação profissionalDesenvolvimento das carreirasO objectivo desta tese é analisar as trajectórias de carreira de adultos pouco escolarizados em processo de RVCC, prosseguindo-se na linha de investigação sobre a educação e o desenvolvimento da carreira na vida adulta. Conceptualmente, o estudo empírico baseia-se nas teorias do desenvolvimento humano do adulto, com a teoria das transições de vida de Nancy Schlossberg e as abordagens desenvolvimentista de carreira, em especial, na teoria de Donald Super e Hall. Foi utilizado o método da análise qualitativa, com uma análise de conteúdo às respostas dadas a uma medida auto-biográfica – Actividades “O meu trajecto de vida” e “A minha auto-biografia”, de um grupo de adultos em processo RVCC (N=20, 55% homens; M=38 anos; 85% com o 2º ciclo e 15% com o 1º ciclo) na zona Norte do País no Centro de RVCC da Associação Empresarial de Portugal. A trajectória de carreira dos adultos estudados caracteriza-se por um abandono precoce dos estudos e sucessivas transições de emprego. Foram identificadas diferentes categorias de motivos de satisfação (as pessoas, o processo de aprendizagem académica, a transição de vida e os ambientes físico/relacionais) e de insatisfação (pessoas, processo de aprendizagem académica, ensino/aprendizagem e transição) com a escolaridade, bem como de satisfação (valores profissionais, competências e aptidões, interesses, condições físicas materiais e sociais e pessoas) e de insatisfação (acontecimentos críticos, valores profissionais, condições físicas relacionais e variedade/mudanças constantes) com a vida profissional. Foram ainda identificados como motivos principais de abandono precoce dos estudos as seguintes categorias: transição de vida, motivos familiares, insucesso escolar e comportamento. Com a análise das auto-biografias dos adultos, muitas outras categorias surgem, reflectindo os principais temas de vida dos adultos. Deste estudo, retiram-se implicações para a intervenção psicoeducacional e de carreira junto de adultos pouco escolarizados. ABSTRACT: The aim of this study is to analyse the career paths of adults who left school at an early age and are now attending a process of skills recognition, validation and accreditation of skills (RVAS). It follows the investigation line or education and career development throughout the adult life. From the conceptual point of view, the empiric study is supported by the theories related to the adult’s human development as well as theories of Nancy Schlossberg’s theory of life transitions and on career development approaches, namely the theories from Donald Super and Hall. This work used the qualitative analysis method, based on the content analysis of answers given autobiographically – Activity “My life path” and “My autobiography”, from a group of adults attending a RVAS process (N=20, 55% men and 45 % women; M=38 years old; 85% with the elementary school completed and 15% with the primary school completed) in the country’s Northern region, specifically in the RVAS Centre of the Portuguese Business Association. The career path from the studied adults is characterised by an early school abandon and successive job changes. There have been identified different categories for reasons of satisfaction about school (the people, the academic learning process, life transitions and physical/relational environments) and for reasons of dissatisfaction about school (People, the academic learning process, education/learning and transition). In addition, there have also been identified categories of satisfaction (professional values, skills and abilities, interests, material and social physical conditions and people) and of dissatisfaction (critical events, professional values, physical relational conditions and frequent changes) as far as the professional life is concerned. At last, there have also been identified as main reasons for school early abandon the following categories: life transition, family issues, failure at school and behaviour). According to the adults autobiographies analyses, many others categories appear reflecting the many themes of the adults life. With this study it is possible to help on building psychological and educational interventions next to adults who left school at an early age. AccordingUniversidade de Aveiro2011-04-19T13:30:29Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1014porGonçalves, Susana Raquel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:26:54Zoai:ria.ua.pt:10773/1014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:26:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
title O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
spellingShingle O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
Gonçalves, Susana Raquel Teixeira
Desenvolvimento psicológico
Activação do desenvolvimento
Carreiras profissionais
Motivação profissional
Desenvolvimento das carreiras
title_short O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
title_full O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
title_fullStr O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
title_full_unstemmed O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
title_sort O desenvolvimento da carreira em adultos pouco escolarizados
author Gonçalves, Susana Raquel Teixeira
author_facet Gonçalves, Susana Raquel Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Susana Raquel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento psicológico
Activação do desenvolvimento
Carreiras profissionais
Motivação profissional
Desenvolvimento das carreiras
topic Desenvolvimento psicológico
Activação do desenvolvimento
Carreiras profissionais
Motivação profissional
Desenvolvimento das carreiras
description O objectivo desta tese é analisar as trajectórias de carreira de adultos pouco escolarizados em processo de RVCC, prosseguindo-se na linha de investigação sobre a educação e o desenvolvimento da carreira na vida adulta. Conceptualmente, o estudo empírico baseia-se nas teorias do desenvolvimento humano do adulto, com a teoria das transições de vida de Nancy Schlossberg e as abordagens desenvolvimentista de carreira, em especial, na teoria de Donald Super e Hall. Foi utilizado o método da análise qualitativa, com uma análise de conteúdo às respostas dadas a uma medida auto-biográfica – Actividades “O meu trajecto de vida” e “A minha auto-biografia”, de um grupo de adultos em processo RVCC (N=20, 55% homens; M=38 anos; 85% com o 2º ciclo e 15% com o 1º ciclo) na zona Norte do País no Centro de RVCC da Associação Empresarial de Portugal. A trajectória de carreira dos adultos estudados caracteriza-se por um abandono precoce dos estudos e sucessivas transições de emprego. Foram identificadas diferentes categorias de motivos de satisfação (as pessoas, o processo de aprendizagem académica, a transição de vida e os ambientes físico/relacionais) e de insatisfação (pessoas, processo de aprendizagem académica, ensino/aprendizagem e transição) com a escolaridade, bem como de satisfação (valores profissionais, competências e aptidões, interesses, condições físicas materiais e sociais e pessoas) e de insatisfação (acontecimentos críticos, valores profissionais, condições físicas relacionais e variedade/mudanças constantes) com a vida profissional. Foram ainda identificados como motivos principais de abandono precoce dos estudos as seguintes categorias: transição de vida, motivos familiares, insucesso escolar e comportamento. Com a análise das auto-biografias dos adultos, muitas outras categorias surgem, reflectindo os principais temas de vida dos adultos. Deste estudo, retiram-se implicações para a intervenção psicoeducacional e de carreira junto de adultos pouco escolarizados. ABSTRACT: The aim of this study is to analyse the career paths of adults who left school at an early age and are now attending a process of skills recognition, validation and accreditation of skills (RVAS). It follows the investigation line or education and career development throughout the adult life. From the conceptual point of view, the empiric study is supported by the theories related to the adult’s human development as well as theories of Nancy Schlossberg’s theory of life transitions and on career development approaches, namely the theories from Donald Super and Hall. This work used the qualitative analysis method, based on the content analysis of answers given autobiographically – Activity “My life path” and “My autobiography”, from a group of adults attending a RVAS process (N=20, 55% men and 45 % women; M=38 years old; 85% with the elementary school completed and 15% with the primary school completed) in the country’s Northern region, specifically in the RVAS Centre of the Portuguese Business Association. The career path from the studied adults is characterised by an early school abandon and successive job changes. There have been identified different categories for reasons of satisfaction about school (the people, the academic learning process, life transitions and physical/relational environments) and for reasons of dissatisfaction about school (People, the academic learning process, education/learning and transition). In addition, there have also been identified categories of satisfaction (professional values, skills and abilities, interests, material and social physical conditions and people) and of dissatisfaction (critical events, professional values, physical relational conditions and frequent changes) as far as the professional life is concerned. At last, there have also been identified as main reasons for school early abandon the following categories: life transition, family issues, failure at school and behaviour). According to the adults autobiographies analyses, many others categories appear reflecting the many themes of the adults life. With this study it is possible to help on building psychological and educational interventions next to adults who left school at an early age. According
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1014
url http://hdl.handle.net/10773/1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543366274973696