SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Epitácio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149
Resumo: Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.
id UFMG-23_f2ac184de01e29f91e8166636a7fd211
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9149
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICATrabalhoEducação Ontologia370Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; v. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-972238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149/6573Macário, Epitácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9149Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:02Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
title SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
spellingShingle SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
Macário, Epitácio
Trabalho
Educação Ontologia
370
title_short SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
title_full SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
title_fullStr SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
title_full_unstemmed SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
title_sort SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
author Macário, Epitácio
author_facet Macário, Epitácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Epitácio
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação Ontologia
370
topic Trabalho
Educação Ontologia
370
description Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149/6573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97
Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97
Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97
Trabalho & Educação; v. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512662814720