SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149 |
Resumo: | Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo. |
id |
UFMG-23_f2ac184de01e29f91e8166636a7fd211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9149 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICATrabalhoEducação Ontologia370Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97Trabalho & Educação; v. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-972238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149/6573Macário, Epitácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9149Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:02Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
title |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
spellingShingle |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA Macário, Epitácio Trabalho Educação Ontologia 370 |
title_short |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
title_full |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
title_fullStr |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
title_full_unstemmed |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
title_sort |
SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA |
author |
Macário, Epitácio |
author_facet |
Macário, Epitácio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macário, Epitácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação Ontologia 370 |
topic |
Trabalho Educação Ontologia 370 |
description |
Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149/6573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97 Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97 Trabalho & Educação; Vol. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97 Trabalho & Educação; v. 5 (1999): NÚMERO 5; 80-97 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512662814720 |