“CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rose Márcia da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Ilma Ferreira, Andrioni, Ivonei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724
Resumo: The present work is part of a research in construction and aims to apprehend the disputes and contradictions that permeate the current political-educational reforms and their implications for the development of the integrated curriculum in High School, as well as for in the fight of socialist educators, social movements and the working class by an omnilateral, polytechnical and unitary education. The study was carried out in the historical-critical methodologic perspective and utilized the techniques of documentary research and interview with semi-structured questions, conducted with educators and students of a school of the countryside. The theoretical contribution for this study was sought in Frigoto (2006; 2017), Ferreti and Silva (2017), Caldart (2015), Marx and Engels (2004), Ramos (2012;2017), Sacristán (2000), among others. It is concluded that the current public policies promulgated by the federal government, among them, the Law 13.415/2017, the new National Curricular Common Base (NCCB); the Constitutional Amendment 95/2016 and the Senate Law Project 193/2016, are a setback, an affront to the achievements of the social movements, which was begun with the Constituent Assembly of 1987 and were solidified by of the Federal Constitution of 1988, by the Law on the Guidelines and Bases of National Education of 1996, by the Decree 5.154/2004 and by the Basic Document of Professional Technical Education of High School Level Integrated to Secondary Education/2007 and go against the education project of unitary, polytechnical and omnilateral bases, defended by the Escola Estadual Florestan Fernandes, by workers, social movements and socialists educators.___O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo apreender as disputas e contradições que permeiam as atuais reformas político-educacionais e suas implicações para o desenvolvimento do currículo integrado no Ensino Médio, bem como para a luta de educadores socialistas, movimentos sociais e classe trabalhadora por uma educação omnilateral, politécnica e unitária. O estudo é realizado na perspectiva metodológica histórico-crítica e utiliza-se das técnicas de pesquisa documental e entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com educadores e estudantes de uma escola do campo. O aporte teórico para este estudo foi buscado em Frigoto (2006; 2017), Ferreti e Silva (2017), Caldart (2015), Marx e Engels (2004), Ramos (2012; 2017), Sacristán (2000), entre outros. Conclui-se que as atuais políticas editadas pelo governo federal, entre as quais, a Lei no 13.415/2017, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Emenda Constitucional no 95/2016 e o Projeto de Lei do Senado no 193/2016, são um retrocesso, uma afronta às conquistas dos movimentos sociais que se iniciaram com a Constituinte de 1987 e foram se solidificando a partir da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, do Decreto 5.154/2004 e do Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio/2007 e vão na contramão do projeto de educação de base unitária, politécnica e omnilateral, defendido pela Escola Estadual Florestan Fernandes, pelos trabalhadores, movimentos sociais e educacadores socialistas.
id UFMG-23_f2e0337b066c8835823af86f6f4577ff
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9724
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistanceContrarreformasCurrículo IntegradoResistênciaCounter-reformsIntegrated curriculumResistance375.05The present work is part of a research in construction and aims to apprehend the disputes and contradictions that permeate the current political-educational reforms and their implications for the development of the integrated curriculum in High School, as well as for in the fight of socialist educators, social movements and the working class by an omnilateral, polytechnical and unitary education. The study was carried out in the historical-critical methodologic perspective and utilized the techniques of documentary research and interview with semi-structured questions, conducted with educators and students of a school of the countryside. The theoretical contribution for this study was sought in Frigoto (2006; 2017), Ferreti and Silva (2017), Caldart (2015), Marx and Engels (2004), Ramos (2012;2017), Sacristán (2000), among others. It is concluded that the current public policies promulgated by the federal government, among them, the Law 13.415/2017, the new National Curricular Common Base (NCCB); the Constitutional Amendment 95/2016 and the Senate Law Project 193/2016, are a setback, an affront to the achievements of the social movements, which was begun with the Constituent Assembly of 1987 and were solidified by of the Federal Constitution of 1988, by the Law on the Guidelines and Bases of National Education of 1996, by the Decree 5.154/2004 and by the Basic Document of Professional Technical Education of High School Level Integrated to Secondary Education/2007 and go against the education project of unitary, polytechnical and omnilateral bases, defended by the Escola Estadual Florestan Fernandes, by workers, social movements and socialists educators.___O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo apreender as disputas e contradições que permeiam as atuais reformas político-educacionais e suas implicações para o desenvolvimento do currículo integrado no Ensino Médio, bem como para a luta de educadores socialistas, movimentos sociais e classe trabalhadora por uma educação omnilateral, politécnica e unitária. O estudo é realizado na perspectiva metodológica histórico-crítica e utiliza-se das técnicas de pesquisa documental e entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com educadores e estudantes de uma escola do campo. O aporte teórico para este estudo foi buscado em Frigoto (2006; 2017), Ferreti e Silva (2017), Caldart (2015), Marx e Engels (2004), Ramos (2012; 2017), Sacristán (2000), entre outros. Conclui-se que as atuais políticas editadas pelo governo federal, entre as quais, a Lei no 13.415/2017, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Emenda Constitucional no 95/2016 e o Projeto de Lei do Senado no 193/2016, são um retrocesso, uma afronta às conquistas dos movimentos sociais que se iniciaram com a Constituinte de 1987 e foram se solidificando a partir da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, do Decreto 5.154/2004 e do Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio/2007 e vão na contramão do projeto de educação de base unitária, politécnica e omnilateral, defendido pela Escola Estadual Florestan Fernandes, pelos trabalhadores, movimentos sociais e educacadores socialistas.Universidade Federal de Minas Gerais2018-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 119-133Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 119-133Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 119-133Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 119-1332238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724/6870https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724/9679Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rose Márcia daMachado, Ilma FerreiraAndrioni, Ivonei2019-02-01T19:53:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9724Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:53:18Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
title “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
spellingShingle “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
Silva, Rose Márcia da
Contrarreformas
Currículo Integrado
Resistência
Counter-reforms
Integrated curriculum
Resistance
375.05
title_short “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
title_full “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
title_fullStr “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
title_full_unstemmed “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
title_sort “CONTRARREFORMAS” EDUCACIONAIS CURRICULARES E RESISTÊNCIA | Educational “counter-reforms”, and the integrated curriculum as resistance
author Silva, Rose Márcia da
author_facet Silva, Rose Márcia da
Machado, Ilma Ferreira
Andrioni, Ivonei
author_role author
author2 Machado, Ilma Ferreira
Andrioni, Ivonei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rose Márcia da
Machado, Ilma Ferreira
Andrioni, Ivonei
dc.subject.por.fl_str_mv Contrarreformas
Currículo Integrado
Resistência
Counter-reforms
Integrated curriculum
Resistance
375.05
topic Contrarreformas
Currículo Integrado
Resistência
Counter-reforms
Integrated curriculum
Resistance
375.05
description The present work is part of a research in construction and aims to apprehend the disputes and contradictions that permeate the current political-educational reforms and their implications for the development of the integrated curriculum in High School, as well as for in the fight of socialist educators, social movements and the working class by an omnilateral, polytechnical and unitary education. The study was carried out in the historical-critical methodologic perspective and utilized the techniques of documentary research and interview with semi-structured questions, conducted with educators and students of a school of the countryside. The theoretical contribution for this study was sought in Frigoto (2006; 2017), Ferreti and Silva (2017), Caldart (2015), Marx and Engels (2004), Ramos (2012;2017), Sacristán (2000), among others. It is concluded that the current public policies promulgated by the federal government, among them, the Law 13.415/2017, the new National Curricular Common Base (NCCB); the Constitutional Amendment 95/2016 and the Senate Law Project 193/2016, are a setback, an affront to the achievements of the social movements, which was begun with the Constituent Assembly of 1987 and were solidified by of the Federal Constitution of 1988, by the Law on the Guidelines and Bases of National Education of 1996, by the Decree 5.154/2004 and by the Basic Document of Professional Technical Education of High School Level Integrated to Secondary Education/2007 and go against the education project of unitary, polytechnical and omnilateral bases, defended by the Escola Estadual Florestan Fernandes, by workers, social movements and socialists educators.___O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo apreender as disputas e contradições que permeiam as atuais reformas político-educacionais e suas implicações para o desenvolvimento do currículo integrado no Ensino Médio, bem como para a luta de educadores socialistas, movimentos sociais e classe trabalhadora por uma educação omnilateral, politécnica e unitária. O estudo é realizado na perspectiva metodológica histórico-crítica e utiliza-se das técnicas de pesquisa documental e entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com educadores e estudantes de uma escola do campo. O aporte teórico para este estudo foi buscado em Frigoto (2006; 2017), Ferreti e Silva (2017), Caldart (2015), Marx e Engels (2004), Ramos (2012; 2017), Sacristán (2000), entre outros. Conclui-se que as atuais políticas editadas pelo governo federal, entre as quais, a Lei no 13.415/2017, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Emenda Constitucional no 95/2016 e o Projeto de Lei do Senado no 193/2016, são um retrocesso, uma afronta às conquistas dos movimentos sociais que se iniciaram com a Constituinte de 1987 e foram se solidificando a partir da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, do Decreto 5.154/2004 e do Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio/2007 e vão na contramão do projeto de educação de base unitária, politécnica e omnilateral, defendido pela Escola Estadual Florestan Fernandes, pelos trabalhadores, movimentos sociais e educacadores socialistas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724/6870
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9724/9679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 27 No. 1 (2018); 119-133
Trabalho & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2018); 119-133
Trabalho & Educação; Vol. 27 No 1 (2018); 119-133
Trabalho & Educação; v. 27 n. 1 (2018); 119-133
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220514187444224