FORMAÇÕES POR ALTERNÂNCIA: DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES E PERSPECTIVAS DOS USUÁRIOS / Formations by alternation: diversity of situations and users perspectives
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9091 |
Resumo: | O artigo argumenta contra a separação entre dimensões políticas e dimensões "pedagógicas" na formação por alternância, porque elas não são independentes. Os cursos de formação por alternância são complexos e difíceis, para os estagiários, aprendizes, alunos e estudantes, mas apresentam também grandes dificuldades para os gestores, formadores e docentes, pois existem muita diversidade e variedade nestes cursos, quanto à sua estrutura e natureza. As dificuldades relacionadas à formação e à certificação interferem no âmbito do emprego. Este artigo foi elaborado a partir de pesquisas já publicadas sobre a formação por alternância e com base em conferência proferida no Instituto Internacional Joseph Jacotot, em evento dedicado à formação por alternância. Os autores concluem pela necessidade de que os dispositivos sejam concebidos deixando margens para que os atores locais realizem adaptações necessárias para atender às especificidades e diversidades que são próprias de cada curso e de cada região. |
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