ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittorski, Richard
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451
Resumo: A noção de “alternância integrativa” é novamente objeto de uma forte valorização, sobretudo na França, graças à reforma da formação inicial profissional dos professores impulsionada em 2013. É esperada uma articulação estreita entre experiência de formação desenvolvida nas escolas universitárias de formação de professores e experiência de trabalho empregada nas instituições escolares. Na verdade, essa preocupação está longe de ser uma novidade. Há mais de trinta anos ela é objeto de numerosos estudos, sobretudo em relação ao desenvolvimento dos dispositivos de formação auxiliar destinada a públicos ditos “prioritários”, desde o inicio dos anos 1980. O presente texto não tem a intenção de fazer um “estado da arte” dos trabalhos propostos sobre a alternância em formação, mas de considerar que a alternância interpela diretamente a questão das relações formação-trabalho e, dessa forma, constitui plenamente e provavelmente de maneira exemplar, um dispositivo de profissionalização. Trata-se, então, de tentar apreender ao mesmo tempo as questões e as condições.___The notion of "integrative alternance" is again the subject of a strong recovery, especially in France, thanks to the reform of vocational initial training of teachers driven in 2013. It is expected to close cooperation between training experience developed at university schools of teacher training and work experience employed at schools. In fact, this concern is far from being a novelty. For over thirty years it is the subject of numerous studies, particularly in relation to development of auxiliary training devices aimed at so-called public "priority" since the early 1980s. This paper is not intended to make a "state of art" of the studies on the alternance training, but of considering that the alternance directly interpellates the question of training and employment relations and thus fully and probably constitutes an exemplary manner, a professional device. This refers in, then, of trying to apprehend at the same time the questions and the conditions. 
id UFMG-23_0e7126f67976195d97a68b6ad2f8a2ee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9451
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternationAlternância integrativaFormação inicial de professoresProfissionalização | Integrative alternanceInitial teacher trainingProfessionalization370.05A noção de “alternância integrativa” é novamente objeto de uma forte valorização, sobretudo na França, graças à reforma da formação inicial profissional dos professores impulsionada em 2013. É esperada uma articulação estreita entre experiência de formação desenvolvida nas escolas universitárias de formação de professores e experiência de trabalho empregada nas instituições escolares. Na verdade, essa preocupação está longe de ser uma novidade. Há mais de trinta anos ela é objeto de numerosos estudos, sobretudo em relação ao desenvolvimento dos dispositivos de formação auxiliar destinada a públicos ditos “prioritários”, desde o inicio dos anos 1980. O presente texto não tem a intenção de fazer um “estado da arte” dos trabalhos propostos sobre a alternância em formação, mas de considerar que a alternância interpela diretamente a questão das relações formação-trabalho e, dessa forma, constitui plenamente e provavelmente de maneira exemplar, um dispositivo de profissionalização. Trata-se, então, de tentar apreender ao mesmo tempo as questões e as condições.___The notion of "integrative alternance" is again the subject of a strong recovery, especially in France, thanks to the reform of vocational initial training of teachers driven in 2013. It is expected to close cooperation between training experience developed at university schools of teacher training and work experience employed at schools. In fact, this concern is far from being a novelty. For over thirty years it is the subject of numerous studies, particularly in relation to development of auxiliary training devices aimed at so-called public "priority" since the early 1980s. This paper is not intended to make a "state of art" of the studies on the alternance training, but of considering that the alternance directly interpellates the question of training and employment relations and thus fully and probably constitutes an exemplary manner, a professional device. This refers in, then, of trying to apprehend at the same time the questions and the conditions. Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 63-82Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 63-82Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 63-82Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 63-822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451/6744Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWittorski, Richard2019-02-01T19:52:35Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9451Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:35Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
title ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
spellingShingle ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
Wittorski, Richard
Alternância integrativa
Formação inicial de professores
Profissionalização | Integrative alternance
Initial teacher training
Professionalization
370.05
title_short ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
title_full ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
title_fullStr ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
title_full_unstemmed ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
title_sort ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA “INTEGRATIVA” E “PROFISSIONALIZANTE” | Some thoughts on a formation in "integrative" and "professional" alternation
author Wittorski, Richard
author_facet Wittorski, Richard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittorski, Richard
dc.subject.por.fl_str_mv Alternância integrativa
Formação inicial de professores
Profissionalização | Integrative alternance
Initial teacher training
Professionalization
370.05
topic Alternância integrativa
Formação inicial de professores
Profissionalização | Integrative alternance
Initial teacher training
Professionalization
370.05
description A noção de “alternância integrativa” é novamente objeto de uma forte valorização, sobretudo na França, graças à reforma da formação inicial profissional dos professores impulsionada em 2013. É esperada uma articulação estreita entre experiência de formação desenvolvida nas escolas universitárias de formação de professores e experiência de trabalho empregada nas instituições escolares. Na verdade, essa preocupação está longe de ser uma novidade. Há mais de trinta anos ela é objeto de numerosos estudos, sobretudo em relação ao desenvolvimento dos dispositivos de formação auxiliar destinada a públicos ditos “prioritários”, desde o inicio dos anos 1980. O presente texto não tem a intenção de fazer um “estado da arte” dos trabalhos propostos sobre a alternância em formação, mas de considerar que a alternância interpela diretamente a questão das relações formação-trabalho e, dessa forma, constitui plenamente e provavelmente de maneira exemplar, um dispositivo de profissionalização. Trata-se, então, de tentar apreender ao mesmo tempo as questões e as condições.___The notion of "integrative alternance" is again the subject of a strong recovery, especially in France, thanks to the reform of vocational initial training of teachers driven in 2013. It is expected to close cooperation between training experience developed at university schools of teacher training and work experience employed at schools. In fact, this concern is far from being a novelty. For over thirty years it is the subject of numerous studies, particularly in relation to development of auxiliary training devices aimed at so-called public "priority" since the early 1980s. This paper is not intended to make a "state of art" of the studies on the alternance training, but of considering that the alternance directly interpellates the question of training and employment relations and thus fully and probably constitutes an exemplary manner, a professional device. This refers in, then, of trying to apprehend at the same time the questions and the conditions. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9451/6744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 63-82
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 63-82
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 63-82
Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 63-82
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513528938496