“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo Mazzetto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051
Resumo: Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira.
id UFMG-23_fddc9db33cc4bb1685849f5634b742b3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9051
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical taskEducação do CampoTrabalhoLuta pela Terra370.05 Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-982238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051/6511Silva, Carlos Eduardo Mazzettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9051Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:51Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
title “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
spellingShingle “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
Silva, Carlos Eduardo Mazzetto
Educação do Campo
Trabalho
Luta pela Terra
370.05
title_short “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
title_full “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
title_fullStr “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
title_full_unstemmed “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
title_sort “RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
author Silva, Carlos Eduardo Mazzetto
author_facet Silva, Carlos Eduardo Mazzetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Eduardo Mazzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Trabalho
Luta pela Terra
370.05
topic Educação do Campo
Trabalho
Luta pela Terra
370.05
description Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051/6511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98
Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98
Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98
Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220512542228480