“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051 |
Resumo: | Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira. |
id |
UFMG-23_fddc9db33cc4bb1685849f5634b742b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9051 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical taskEducação do CampoTrabalhoLuta pela Terra370.05 Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-982238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051/6511Silva, Carlos Eduardo Mazzettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9051Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:51Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
title |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
spellingShingle |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task Silva, Carlos Eduardo Mazzetto Educação do Campo Trabalho Luta pela Terra 370.05 |
title_short |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
title_full |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
title_fullStr |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
title_full_unstemmed |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
title_sort |
“RECONHECER A FORÇA, A VIDA, A PULSAÇÃO QUE VEM DO CAMPO, É UMA TAREFA PEDAGÓGICA” / Recognize the strength, the life, the pulsation which comes from the field, is a pedagogical task |
author |
Silva, Carlos Eduardo Mazzetto |
author_facet |
Silva, Carlos Eduardo Mazzetto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Eduardo Mazzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Trabalho Luta pela Terra 370.05 |
topic |
Educação do Campo Trabalho Luta pela Terra 370.05 |
description |
Inicialmente, queria agradecer de coração essa lembrança e essa escolha de vocês que muito me alegrou, me honrou e me emocionou. Alguns de vocês conhecem minha trajetória e essa escolha me diz que ela faz algum sentido nos dilemas e desafios que os povos do campo enfrentam e nas suas lutas pelos direitos que lhes são historicamente negados. Isso me reabastece. O significado disso é ainda mais saboroso porque vocês formam uma turma especial e que, a meu ver, marca a história da FaE por dois aspectos fundamentais: É a segunda turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo que se forma. A partir da turma subsequente passa a se estabelecer uma regularidade do curso de Licenciatura do Campo, marcando o início de uma relação mais sistemática e duradoura da FaE com o campo, com as questões do mundo rural mineiro e brasileiro. [...] O segundo aspecto é que vocês formam uma turma que tem uma personalidade especial (e aqui o sentido coletivo do termo "turma" é completamente pertinente). O nível de consciência sociopolítica e a atuação de muitos como lideranças se somam a uma alegria, um espírito coletivo e uma fome de conhecimento que não são comuns hoje na universidade brasileira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9051/6511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 21 No. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98 Trabalho & Educação; Vol. 21 Núm. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98 Trabalho & Educação; Vol. 21 No 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98 Trabalho & Educação; v. 21 n. 3 (2012): DOSSIÊ DIVERSIDADE E LUTAS SOCIAIS NO CAMPO; 95-98 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512542228480 |