Management of scientific journals: challenges and learnings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Silva, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Docência do Ensino Superior (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314
Resumo: Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica.
id UFMG-24_1a65b6772d4052e546b9e7da66bb6365
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/49314
network_acronym_str UFMG-24
network_name_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository_id_str
spelling Management of scientific journals: challenges and learningsGestión de revistas científicas: desafíos y aprendizajesGestão de periódicos científicos: desafios e aprendizadosApós um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica.Universidade Federal de Minas Gerais2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/4931410.35699/2237-5864.2023.49314Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-52237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314/39591Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Silva, PatríciaCarneiro Junior, Wellerson de Oliveira2023-12-28T14:37:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49314Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-12-28T14:37:46Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Management of scientific journals: challenges and learnings
Gestión de revistas científicas: desafíos y aprendizajes
Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
title Management of scientific journals: challenges and learnings
spellingShingle Management of scientific journals: challenges and learnings
Nascimento Silva, Patrícia
title_short Management of scientific journals: challenges and learnings
title_full Management of scientific journals: challenges and learnings
title_fullStr Management of scientific journals: challenges and learnings
title_full_unstemmed Management of scientific journals: challenges and learnings
title_sort Management of scientific journals: challenges and learnings
author Nascimento Silva, Patrícia
author_facet Nascimento Silva, Patrícia
Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira
author_role author
author2 Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Silva, Patrícia
Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira
description Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314
10.35699/2237-5864.2023.49314
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314
identifier_str_mv 10.35699/2237-5864.2023.49314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314/39591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5
Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-5
2237-5864
2358-6338
reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
collection Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||
_version_ 1797174636549505024