Management of scientific journals: challenges and learnings
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314 |
Resumo: | Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica. |
id |
UFMG-24_1a65b6772d4052e546b9e7da66bb6365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/49314 |
network_acronym_str |
UFMG-24 |
network_name_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Management of scientific journals: challenges and learningsGestión de revistas científicas: desafíos y aprendizajesGestão de periódicos científicos: desafios e aprendizadosApós um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica.Universidade Federal de Minas Gerais2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/4931410.35699/2237-5864.2023.49314Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-52237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314/39591Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Silva, PatríciaCarneiro Junior, Wellerson de Oliveira2023-12-28T14:37:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/49314Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-12-28T14:37:46Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Management of scientific journals: challenges and learnings Gestión de revistas científicas: desafíos y aprendizajes Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados |
title |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
spellingShingle |
Management of scientific journals: challenges and learnings Nascimento Silva, Patrícia |
title_short |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
title_full |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
title_fullStr |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
title_full_unstemmed |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
title_sort |
Management of scientific journals: challenges and learnings |
author |
Nascimento Silva, Patrícia |
author_facet |
Nascimento Silva, Patrícia Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento Silva, Patrícia Carneiro Junior, Wellerson de Oliveira |
description |
Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314 10.35699/2237-5864.2023.49314 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314 |
identifier_str_mv |
10.35699/2237-5864.2023.49314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314/39591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Junior http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Wellerson de Oliveira Carneiro Junior http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5 Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-5 Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-5 2237-5864 2358-6338 reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
collection |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br|| |
_version_ |
1797174636549505024 |