Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300 |
Resumo: | A temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. |
id |
UFMG-24_4ec9027fee6d4716ad80e8dd638d7863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/2300 |
network_acronym_str |
UFMG-24 |
network_name_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso MasettoA temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/230010.35699/2237-5864.2017.2300Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 No. 1 (2017); 203-210Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 203-210Revista Docência do Ensino Superior; v. 7 n. 1 (2017); 203-2102237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300/1431Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonatohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMasetto, Marcos TarcisoNonato, BrésciaMedeiros, Zulmira2024-03-15T13:23:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/2300Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2024-03-15T13:23:43Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
title |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
spellingShingle |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto Masetto, Marcos Tarciso |
title_short |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
title_full |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
title_fullStr |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
title_full_unstemmed |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
title_sort |
Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto |
author |
Masetto, Marcos Tarciso |
author_facet |
Masetto, Marcos Tarciso Nonato, Bréscia Medeiros, Zulmira |
author_role |
author |
author2 |
Nonato, Bréscia Medeiros, Zulmira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso Nonato, Bréscia Medeiros, Zulmira |
description |
A temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300 10.35699/2237-5864.2017.2300 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300 |
identifier_str_mv |
10.35699/2237-5864.2017.2300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300/1431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 No. 1 (2017); 203-210 Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 203-210 Revista Docência do Ensino Superior; v. 7 n. 1 (2017); 203-210 2237-5864 2358-6338 reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
collection |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br|| |
_version_ |
1797174635784044544 |