Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masetto, Marcos Tarciso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nonato, Bréscia, Medeiros, Zulmira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Docência do Ensino Superior (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300
Resumo: A temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. 
id UFMG-24_4ec9027fee6d4716ad80e8dd638d7863
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/2300
network_acronym_str UFMG-24
network_name_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository_id_str
spelling Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso MasettoA temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/230010.35699/2237-5864.2017.2300Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 No. 1 (2017); 203-210Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 203-210Revista Docência do Ensino Superior; v. 7 n. 1 (2017); 203-2102237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300/1431Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonatohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMasetto, Marcos TarcisoNonato, BrésciaMedeiros, Zulmira2024-03-15T13:23:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/2300Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2024-03-15T13:23:43Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
title Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
spellingShingle Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
Masetto, Marcos Tarciso
title_short Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
title_full Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
title_fullStr Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
title_full_unstemmed Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
title_sort Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto
author Masetto, Marcos Tarciso
author_facet Masetto, Marcos Tarciso
Nonato, Bréscia
Medeiros, Zulmira
author_role author
author2 Nonato, Bréscia
Medeiros, Zulmira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
Nonato, Bréscia
Medeiros, Zulmira
description A temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300
10.35699/2237-5864.2017.2300
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300
identifier_str_mv 10.35699/2237-5864.2017.2300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300/1431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Zulmira Medeiros, Bréscia França Nonato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 No. 1 (2017); 203-210
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 203-210
Revista Docência do Ensino Superior; v. 7 n. 1 (2017); 203-210
2237-5864
2358-6338
reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
collection Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||
_version_ 1797174635784044544