Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masetto, Marcos Tarciso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gaeta, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434
Resumo: O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história.
id INEP-1_6c5828357d250258c8f2489d39c01958
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/4434
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasilensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superiorPedagogia UniversitáriaO artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisMasetto, Marcos TarcisoGaeta, Cecília2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/443410.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
title Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
spellingShingle Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
Masetto, Marcos Tarciso
ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior
Pedagogia Universitária
title_short Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
title_full Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
title_fullStr Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
title_sort Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
author Masetto, Marcos Tarciso
author_facet Masetto, Marcos Tarciso
Gaeta, Cecília
author_role author
author2 Gaeta, Cecília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
Gaeta, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior
Pedagogia Universitária
topic ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior
Pedagogia Universitária
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história.
description O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1656026642384945152