Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434 |
Resumo: | O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história. |
id |
INEP-1_6c5828357d250258c8f2489d39c01958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4434 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasilensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superiorPedagogia UniversitáriaO artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisMasetto, Marcos TarcisoGaeta, Cecília2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/443410.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
title |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
spellingShingle |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil Masetto, Marcos Tarciso ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior Pedagogia Universitária |
title_short |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
title_full |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
title_fullStr |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
title_sort |
Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil |
author |
Masetto, Marcos Tarciso |
author_facet |
Masetto, Marcos Tarciso Gaeta, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Gaeta, Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso Gaeta, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior Pedagogia Universitária |
topic |
ensino superior; formação pedagógica; pedagogia da educação superior Pedagogia Universitária |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história. |
description |
O artigo analisa criticamente a trajetória nos últimos 60 anos da pedagogia universitária relacionada à formação dos docentes do ensino superior. Ou seja: como a pedagogia afetou as aulas universitárias, as mudanças curriculares e os programas de formação de docentes. Adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema, que possibilitou a identificação e o estudo das mudanças por épocas. Os dados analisados foram organizados em tópicos relevantes e representativos das transformações ocorridas no período delimitado. Ao final, o estudo evidencia uma revolução no ensino superior, aliando inovações pedagógicas e formação de professores. Os alunos passam a ter papeis diferenciados e expectativas mais ousadas, os professores buscam práticas que lhes permitam adaptação e efetividade no enfrentamento de desafios, e a universidade se abre para dialogar com o novo contexto. Ressalta também que a pedagogia universitária e a formação pedagógica de professores do ensino superior encontram-se em outra era e diante de novos caminhos para dar continuidade a sua história. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4434/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1656026642384945152 |