A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624 |
Resumo: | No presente trabalho procuramos analisar a apresentacao da constituição histórica da psicologia do desenvolvimento nos manuais de ensino da disciplina dirigidos ao ensino superior. Tendo em vista a afirmação histórica de uma escola centrada na criança/aluno, os cursos de formação inicial e continuada conferiram destaque ao estudo dos processos de desenvolvimento, da infância a idade adulta, tido como fundamental para a qualificação do educador e psicólogo escolar. Faz-se importante, portanto, compreender que saberes foram e são transmitidos no interior desta disciplina, com que estratégias e recursos didáticos. Ao realizarmos as análises, verificamos nos compêndios que a narrativa histórica mostra-se linear, centrada no registro dos principais autores e seus feitos. Não é estabelecida relação entre o processo de constituição da disciplina e os processos históricos mais amplos, nem é construída uma análise das condições de produção dos saberes, as tensões na afirmação do campo. Por outro, o relato evolutivo faz-se desvinculado de uma problematização histórica. Com isso, apresenta-se ao leitor, uma visão a - histórica da disciplina, que não permite relacionar o conhecimento produzido a seu percurso de construção e consolidação. |
id |
UFMG-25_885ea50fa2bc671810860844ab53c2e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6624 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticoshistóriapsicologia do desenvolvimentolivros didáticos No presente trabalho procuramos analisar a apresentacao da constituição histórica da psicologia do desenvolvimento nos manuais de ensino da disciplina dirigidos ao ensino superior. Tendo em vista a afirmação histórica de uma escola centrada na criança/aluno, os cursos de formação inicial e continuada conferiram destaque ao estudo dos processos de desenvolvimento, da infância a idade adulta, tido como fundamental para a qualificação do educador e psicólogo escolar. Faz-se importante, portanto, compreender que saberes foram e são transmitidos no interior desta disciplina, com que estratégias e recursos didáticos. Ao realizarmos as análises, verificamos nos compêndios que a narrativa histórica mostra-se linear, centrada no registro dos principais autores e seus feitos. Não é estabelecida relação entre o processo de constituição da disciplina e os processos históricos mais amplos, nem é construída uma análise das condições de produção dos saberes, as tensões na afirmação do campo. Por outro, o relato evolutivo faz-se desvinculado de uma problematização histórica. Com isso, apresenta-se ao leitor, uma visão a - histórica da disciplina, que não permite relacionar o conhecimento produzido a seu percurso de construção e consolidação. Universidade Federal de Minas Gerais2011-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 20 (2011); 70-82Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 20 (2011); 70-821676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624/4198Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGouvêa, Maria Cristina S. deBahiense, Priscilla Nogueira2019-12-16T14:52:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6624Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-12-16T14:52:15Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
title |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
spellingShingle |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos Gouvêa, Maria Cristina S. de história psicologia do desenvolvimento livros didáticos |
title_short |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
title_full |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
title_fullStr |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
title_sort |
A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos |
author |
Gouvêa, Maria Cristina S. de |
author_facet |
Gouvêa, Maria Cristina S. de Bahiense, Priscilla Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Bahiense, Priscilla Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Maria Cristina S. de Bahiense, Priscilla Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história psicologia do desenvolvimento livros didáticos |
topic |
história psicologia do desenvolvimento livros didáticos |
description |
No presente trabalho procuramos analisar a apresentacao da constituição histórica da psicologia do desenvolvimento nos manuais de ensino da disciplina dirigidos ao ensino superior. Tendo em vista a afirmação histórica de uma escola centrada na criança/aluno, os cursos de formação inicial e continuada conferiram destaque ao estudo dos processos de desenvolvimento, da infância a idade adulta, tido como fundamental para a qualificação do educador e psicólogo escolar. Faz-se importante, portanto, compreender que saberes foram e são transmitidos no interior desta disciplina, com que estratégias e recursos didáticos. Ao realizarmos as análises, verificamos nos compêndios que a narrativa histórica mostra-se linear, centrada no registro dos principais autores e seus feitos. Não é estabelecida relação entre o processo de constituição da disciplina e os processos históricos mais amplos, nem é construída uma análise das condições de produção dos saberes, as tensões na afirmação do campo. Por outro, o relato evolutivo faz-se desvinculado de uma problematização histórica. Com isso, apresenta-se ao leitor, uma visão a - histórica da disciplina, que não permite relacionar o conhecimento produzido a seu percurso de construção e consolidação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624/4198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 20 (2011); 70-82 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 20 (2011); 70-82 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053977241583616 |