Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Memorandum (Belo Horizonte) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606 |
Resumo: | Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos. |
id |
UFMG-25_8e0e47cbc0ec147aef70cf45c3d6d619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6606 |
network_acronym_str |
UFMG-25 |
network_name_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passadoHelena Antipoffeducação ruralhistória da psicologiaHelena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos. Universidade Federal de Minas Gerais2011-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 21 (2011); 88-104Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 21 (2011); 88-1041676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606/4181Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alberto MesaqueAugusto, Rosely CarlosAntunes-Rocha, Maria Isabel2020-01-10T12:49:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6606Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-01-10T12:49:13Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
title |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
spellingShingle |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado Martins, Alberto Mesaque Helena Antipoff educação rural história da psicologia |
title_short |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
title_full |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
title_fullStr |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
title_full_unstemmed |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
title_sort |
Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado |
author |
Martins, Alberto Mesaque |
author_facet |
Martins, Alberto Mesaque Augusto, Rosely Carlos Antunes-Rocha, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Augusto, Rosely Carlos Antunes-Rocha, Maria Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Alberto Mesaque Augusto, Rosely Carlos Antunes-Rocha, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Helena Antipoff educação rural história da psicologia |
topic |
Helena Antipoff educação rural história da psicologia |
description |
Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606/4181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 21 (2011); 88-104 Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 21 (2011); 88-104 1676-1669 reponame:Memorandum (Belo Horizonte) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Memorandum (Belo Horizonte) |
collection |
Memorandum (Belo Horizonte) |
repository.name.fl_str_mv |
Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
decae@fae.ufmg.br |
_version_ |
1797053977218514944 |