Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alberto Mesaque
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Augusto, Rosely Carlos, Antunes-Rocha, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606
Resumo: Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos.  
id UFMG-25_8e0e47cbc0ec147aef70cf45c3d6d619
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6606
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passadoHelena Antipoffeducação ruralhistória da psicologiaHelena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos.  Universidade Federal de Minas Gerais2011-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 21 (2011); 88-104Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 21 (2011); 88-1041676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606/4181Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alberto MesaqueAugusto, Rosely CarlosAntunes-Rocha, Maria Isabel2020-01-10T12:49:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6606Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-01-10T12:49:13Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
title Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
spellingShingle Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
Martins, Alberto Mesaque
Helena Antipoff
educação rural
história da psicologia
title_short Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
title_full Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
title_fullStr Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
title_full_unstemmed Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
title_sort Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado
author Martins, Alberto Mesaque
author_facet Martins, Alberto Mesaque
Augusto, Rosely Carlos
Antunes-Rocha, Maria Isabel
author_role author
author2 Augusto, Rosely Carlos
Antunes-Rocha, Maria Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alberto Mesaque
Augusto, Rosely Carlos
Antunes-Rocha, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Helena Antipoff
educação rural
história da psicologia
topic Helena Antipoff
educação rural
história da psicologia
description Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606/4181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 21 (2011); 88-104
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 21 (2011); 88-104
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977218514944