Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espósito, Vitória Helena Cunha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Maria das Graças Barreto da, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Salomé, Geraldo Magela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.  
id UFMG-25_cd37b7d4af008fe55a1280431ed072b9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6526
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêuticadesenvolvimento humanoeducaçãosaúdepesquisa fenomenológicahermenêuticaEste trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.  Universidade Federal de Minas Gerais2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 26 (2014); 153-167Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 26 (2014); 153-1671676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526/4109Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessEspósito, Vitória Helena CunhaSilva, Maria das Graças Barreto daSilva, Gilberto Tadeu Reis daSalomé, Geraldo Magela2020-01-03T13:17:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6526Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2020-01-03T13:17:10Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
title Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
spellingShingle Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
Espósito, Vitória Helena Cunha
desenvolvimento humano
educação
saúde
pesquisa fenomenológica
hermenêutica
title_short Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
title_full Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
title_fullStr Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
title_full_unstemmed Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
title_sort Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
author Espósito, Vitória Helena Cunha
author_facet Espósito, Vitória Helena Cunha
Silva, Maria das Graças Barreto da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Salomé, Geraldo Magela
author_role author
author2 Silva, Maria das Graças Barreto da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Salomé, Geraldo Magela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espósito, Vitória Helena Cunha
Silva, Maria das Graças Barreto da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Salomé, Geraldo Magela
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento humano
educação
saúde
pesquisa fenomenológica
hermenêutica
topic desenvolvimento humano
educação
saúde
pesquisa fenomenológica
hermenêutica
description Este trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526/4109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 26 (2014); 153-167
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 26 (2014); 153-167
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977111560192