COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Reme (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556 |
Resumo: | Objetivos: identificar a competência em comunicação interpessoal dos estudantes no contexto da graduação em Enfermagem e associar características sociais e traço de ansiedade com a competência em comunicação interpessoal. Método: estudo transversal quantitativo realizado com estudantes do curso de graduação em Enfermagem de duas universidades de ensino superior particulares. Neste estudo foram utilizados três instrumentos: um questionário de caracterização do participante da pesquisa, o componente da escala do Traço do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados: a amostra do estudo foi composta de 613 estudantes com média de idade de 25,53 (±7,93). Quanto maior a renda familiar, maiores tendem a ser a assertividade, o manejo das interações e o controle do ambiente. Quanto mais tempo o estudante estiver no curso, maiores a autorrevelação e o controle do ambiente. As mulheres tendem a se autorrevelar mais e a terem mais disponibilidade nas relações interpessoais. Estudantes do período noturno tendem a ser menos disponíveis do que aqueles que estudam no período matutino. Quanto mais tímido e ansioso o estudante, menor será a competência em comunicação interpessoal. Conclusões: existe associação da renda com a assertividade, manejo das interações e controle do ambiente; do semestre com a autorrevelação e com o controle do ambiente; do sexo com a disponibilidade e autorrevelação; do período em que o aluno realiza o curso e a disponibilidade. Timidez e ansiedade mostraram-se variáveis negativas em relação à competência em comunicação interpessoal. |
id |
UFMG-27_9fcce118e6c1497b3187cdb4c7d5417c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44556 |
network_acronym_str |
UFMG-27 |
network_name_str |
Reme (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAITCOMPETENCIA EN COMUNICACIÓN INTERPERSONAL: RELACIONES CON CARACTERÍSTICAS SOCIALES Y RASGO DE ANSIEDADCOMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: RELAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E TRAÇO DE ANSIEDADEComunicaçãoRelações InterpessoaisEstudantes de EnfermagemComunicaciónRelaciones InterpersonalesEstudiantes de EnfermeríaCommunicationInterpersonal RelationsStudentsNursingObjetivos: identificar a competência em comunicação interpessoal dos estudantes no contexto da graduação em Enfermagem e associar características sociais e traço de ansiedade com a competência em comunicação interpessoal. Método: estudo transversal quantitativo realizado com estudantes do curso de graduação em Enfermagem de duas universidades de ensino superior particulares. Neste estudo foram utilizados três instrumentos: um questionário de caracterização do participante da pesquisa, o componente da escala do Traço do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados: a amostra do estudo foi composta de 613 estudantes com média de idade de 25,53 (±7,93). Quanto maior a renda familiar, maiores tendem a ser a assertividade, o manejo das interações e o controle do ambiente. Quanto mais tempo o estudante estiver no curso, maiores a autorrevelação e o controle do ambiente. As mulheres tendem a se autorrevelar mais e a terem mais disponibilidade nas relações interpessoais. Estudantes do período noturno tendem a ser menos disponíveis do que aqueles que estudam no período matutino. Quanto mais tímido e ansioso o estudante, menor será a competência em comunicação interpessoal. Conclusões: existe associação da renda com a assertividade, manejo das interações e controle do ambiente; do semestre com a autorrevelação e com o controle do ambiente; do sexo com a disponibilidade e autorrevelação; do período em que o aluno realiza o curso e a disponibilidade. Timidez e ansiedade mostraram-se variáveis negativas em relação à competência em comunicação interpessoal.Universidade Federal de Minas Gerais2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021)REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021)2316-93891415-2762reponame:Reme (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36656https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36657https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36658Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrilo, Adriana Pereira da SilvaPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaPuggina, Ana Claudia Giesbrecht2024-01-24T15:40:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44556Revistaremeufmg@gmail.comPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/oairemeufmg@gmail.com2316-93891415-2762opendoar:2024-01-24T15:40:40Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT COMPETENCIA EN COMUNICACIÓN INTERPERSONAL: RELACIONES CON CARACTERÍSTICAS SOCIALES Y RASGO DE ANSIEDAD COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: RELAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E TRAÇO DE ANSIEDADE |
title |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
spellingShingle |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT Grilo, Adriana Pereira da Silva Comunicação Relações Interpessoais Estudantes de Enfermagem Comunicación Relaciones Interpersonales Estudiantes de Enfermería Communication Interpersonal Relations Students Nursing |
title_short |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
title_full |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
title_fullStr |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
title_full_unstemmed |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
title_sort |
COMPETENCE IN INTERPERSONAL COMMUNICATION: RELATIONSHIPS WITH SOCIAL CHARACTERISTICS AND ANXIETY TRAIT |
author |
Grilo, Adriana Pereira da Silva |
author_facet |
Grilo, Adriana Pereira da Silva Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
author_role |
author |
author2 |
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grilo, Adriana Pereira da Silva Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Puggina, Ana Claudia Giesbrecht |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Relações Interpessoais Estudantes de Enfermagem Comunicación Relaciones Interpersonales Estudiantes de Enfermería Communication Interpersonal Relations Students Nursing |
topic |
Comunicação Relações Interpessoais Estudantes de Enfermagem Comunicación Relaciones Interpersonales Estudiantes de Enfermería Communication Interpersonal Relations Students Nursing |
description |
Objetivos: identificar a competência em comunicação interpessoal dos estudantes no contexto da graduação em Enfermagem e associar características sociais e traço de ansiedade com a competência em comunicação interpessoal. Método: estudo transversal quantitativo realizado com estudantes do curso de graduação em Enfermagem de duas universidades de ensino superior particulares. Neste estudo foram utilizados três instrumentos: um questionário de caracterização do participante da pesquisa, o componente da escala do Traço do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI). Resultados: a amostra do estudo foi composta de 613 estudantes com média de idade de 25,53 (±7,93). Quanto maior a renda familiar, maiores tendem a ser a assertividade, o manejo das interações e o controle do ambiente. Quanto mais tempo o estudante estiver no curso, maiores a autorrevelação e o controle do ambiente. As mulheres tendem a se autorrevelar mais e a terem mais disponibilidade nas relações interpessoais. Estudantes do período noturno tendem a ser menos disponíveis do que aqueles que estudam no período matutino. Quanto mais tímido e ansioso o estudante, menor será a competência em comunicação interpessoal. Conclusões: existe associação da renda com a assertividade, manejo das interações e controle do ambiente; do semestre com a autorrevelação e com o controle do ambiente; do sexo com a disponibilidade e autorrevelação; do período em que o aluno realiza o curso e a disponibilidade. Timidez e ansiedade mostraram-se variáveis negativas em relação à competência em comunicação interpessoal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36656 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36657 https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44556/36658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REME-Revista Mineira de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2021) REME-Revista Mineira de Enfermagem; v. 25 n. 1 (2021) 2316-9389 1415-2762 reponame:Reme (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Reme (Online) |
collection |
Reme (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Reme (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
remeufmg@gmail.com |
_version_ |
1797041902341586944 |