Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges , Jussara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Belinaso, Juana, Corrêa Soares , Érica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997
Resumo: Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.
id UFMG-2_011cc6560ff20bd90801c56efaf2fd75
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/39997
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionaisCompetências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.CIEm 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997/30711CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges , Jussara Belinaso, Juana Corrêa Soares , Érica 2022-06-09T19:01:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39997Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-06-09T19:01:48Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
spellingShingle Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
Borges , Jussara
Competências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.
CI
title_short Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_full Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_fullStr Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_full_unstemmed Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_sort Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
author Borges , Jussara
author_facet Borges , Jussara
Belinaso, Juana
Corrêa Soares , Érica
author_role author
author2 Belinaso, Juana
Corrêa Soares , Érica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges , Jussara
Belinaso, Juana
Corrêa Soares , Érica
dc.subject.por.fl_str_mv Competências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.
CI
topic Competências infocomunicacionais, Moodle, Curso a distância, Ensino Superior.
CI
description Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997/30711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086665007104