Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jussara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Belinaso, Juana, Soares, Érica Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255649
Resumo: Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.
id UFRGS-2_45dc5a9e19dae6329979410d4191fc20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, JussaraBelinaso, JuanaSoares, Érica Correa2023-03-11T03:30:48Z20221413-9936http://hdl.handle.net/10183/255649001162315Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.In 2020, an experience was conducted to promote infocommunication skills as an extension course offered at a distance by UFRGS through the Moodle platform, with the participation of professors from Brazil, Portugal and Spain. The content was developed over 13 weeks, with each class being composed of: one hypertext about the topic of the week; one video lesson; one chat between students, teacher and tutor; one activity; and complementary materials, such as articles, documentaries, reports and videos. Each hypertext, video lesson and activity was developed by the specialist teacher on the subject. Learning resources operationalize the concept, approach and method of promoting infocommunication skills. From this concrete experience, it can be concluded: 1) promoting infocommunication skills is a relevant topic for Librarianship and its professionals; 2) an approach must evolve from instrumental to critical awareness of information, from which subjects are encouraged to reflect on their context and practices with regard to information and communication; 3) despite the fact that studies in the scope of “competence in information” in Brazil have achieved a certain conceptual advance, there is a gap to be filled in the gap between theory and practice.application/pdfporPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 2 (abr./jun. 2022), p. 297-319Competência informacionalEducação a distância (EaD)Infocommunication skillsMoodleDistance learning courseUniversity educationPor uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionaisFor a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162315.pdf.txt001162315.pdf.txtExtracted Texttext/plain57110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/2/001162315.pdf.txt03d968c36e9bd46b2b85b1dcb5a11170MD52ORIGINAL001162315.pdfTexto completoapplication/pdf1091548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/1/001162315.pdfffac6b8fcb769d36ed707ca10606df1dMD5110183/2556492023-03-12 03:24:16.075096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-12T06:24:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv For a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills
title Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
spellingShingle Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
Borges, Jussara
Competência informacional
Educação a distância (EaD)
Infocommunication skills
Moodle
Distance learning course
University education
title_short Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_full Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_fullStr Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_full_unstemmed Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
title_sort Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais
author Borges, Jussara
author_facet Borges, Jussara
Belinaso, Juana
Soares, Érica Correa
author_role author
author2 Belinaso, Juana
Soares, Érica Correa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jussara
Belinaso, Juana
Soares, Érica Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Educação a distância (EaD)
topic Competência informacional
Educação a distância (EaD)
Infocommunication skills
Moodle
Distance learning course
University education
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunication skills
Moodle
Distance learning course
University education
description Em 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-11T03:30:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255649
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-9936
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162315
identifier_str_mv 1413-9936
001162315
url http://hdl.handle.net/10183/255649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 2 (abr./jun. 2022), p. 297-319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/2/001162315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255649/1/001162315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03d968c36e9bd46b2b85b1dcb5a11170
ffac6b8fcb769d36ed707ca10606df1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225083201519616