Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Negreiros, Leandro Ribeiro, Silva, Welder Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000
Resumo: Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.
id UFMG-2_1896bf314c8b5535109387134ad99481
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23000
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docenteReestruturação curricularArquivologiaMetodologiaPerfil docenteMercado laboralConfigurações acadêmico-institucionais.Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 172-197Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 172-197Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 172-1971981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000/18584Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArreguy, Cíntia Aparecida ChagasNegreiros, Leandro RibeiroSilva, Welder Antônio2020-06-26T18:41:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23000Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:41:56Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
title Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
spellingShingle Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas
Reestruturação curricular
Arquivologia
Metodologia
Perfil docente
Mercado laboral
Configurações acadêmico-institucionais.
title_short Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
title_full Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
title_fullStr Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
title_full_unstemmed Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
title_sort Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
author Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas
author_facet Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas
Negreiros, Leandro Ribeiro
Silva, Welder Antônio
author_role author
author2 Negreiros, Leandro Ribeiro
Silva, Welder Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arreguy, Cíntia Aparecida Chagas
Negreiros, Leandro Ribeiro
Silva, Welder Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Reestruturação curricular
Arquivologia
Metodologia
Perfil docente
Mercado laboral
Configurações acadêmico-institucionais.
topic Reestruturação curricular
Arquivologia
Metodologia
Perfil docente
Mercado laboral
Configurações acadêmico-institucionais.
description Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000/18584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 172-197
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 172-197
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 172-197
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082255745024