Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649 |
Resumo: | O objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir. |
id |
UFMG-2_1da8c1442d51074d2d52fd4eb92bbc65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22649 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusãoO objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 4 (2019); 199-210Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 4 (2019); 199-210Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 4 (2019); 199-2101981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649/18233Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHott, Daniela Francescutti MartinsFraz, Joeanne Neves2020-06-26T12:46:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22649Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:46:29Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
title |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
spellingShingle |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão Hott, Daniela Francescutti Martins |
title_short |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
title_full |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
title_fullStr |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
title_sort |
Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão |
author |
Hott, Daniela Francescutti Martins |
author_facet |
Hott, Daniela Francescutti Martins Fraz, Joeanne Neves |
author_role |
author |
author2 |
Fraz, Joeanne Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hott, Daniela Francescutti Martins Fraz, Joeanne Neves |
description |
O objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649/18233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 4 (2019); 199-210 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 4 (2019); 199-210 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 4 (2019); 199-210 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080365162496 |