Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hott, Daniela Francescutti Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fraz, Joeanne Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649
Resumo: O objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir.
id UFMG-2_1da8c1442d51074d2d52fd4eb92bbc65
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22649
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusãoO objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 4 (2019); 199-210Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 4 (2019); 199-210Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 4 (2019); 199-2101981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649/18233Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHott, Daniela Francescutti MartinsFraz, Joeanne Neves2020-06-26T12:46:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22649Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:46:29Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
title Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
spellingShingle Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
Hott, Daniela Francescutti Martins
title_short Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
title_full Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
title_fullStr Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
title_full_unstemmed Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
title_sort Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão
author Hott, Daniela Francescutti Martins
author_facet Hott, Daniela Francescutti Martins
Fraz, Joeanne Neves
author_role author
author2 Fraz, Joeanne Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hott, Daniela Francescutti Martins
Fraz, Joeanne Neves
description O objetivo do estudo é refletir sobre acessibilidade e Tecnologia Assistiva, destacando aspectos legislativos pertinentes e observando a necessidade de sensibilizar profissionais das unidades de informação a buscarem uma formação técnico-sistêmica para atender às demandas de uma realidade inclusiva de forma transversal. Trata-se de um estudo de abordagem teórica e exploratória, pois parte da vivência das autoras nas disciplinas cursadas em seus programas de Pós-Graduação (Ciência da Informação e em Educação, Universidade de Brasília – UnB), realização de seminários e reflexões sobre a realidade que a sociedade inclusiva e a acessibilidade apresentam às Unidades de Informação, tendo neste cenário as possibilidades da Tecnologia Assistiva. Os espaços públicos são para todas as pessoas, inclusive indivíduos com deficiência que possuem o direito de ir e vir.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22649/18233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 4 (2019); 199-210
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 4 (2019); 199-210
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 4 (2019); 199-210
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080365162496