Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807 |
Resumo: | A Competência Informacional é uma temática que vem se destacando nos últimos anos, dada a sua relevância para a sociedade. Ser competente em informação significa desenvolver um conjunto de habilidades para o uso eficiente dos recursos informacionais, o aprendizado ao longo da vida e o pensamento crítico. Para ser desenvolvida em plenitude, a Competência Informacional precisa fundar-se em quatro dimensões: Técnica; Estética; Ética e Política, mantendo-se o equilíbrio entre elas. Dá ênfase à Dimensão Estética da Competência Informacional: tema ainda obscuro no que se refere ao seu estudo e aplicação na Ciência da Informação. Esta dimensão é aquela que se relaciona com a sensibilidade, com a criatividade. Sendo assim, relacionar a Estética à Competência Informacional se reflete na construção de uma sociedade equilibrada, generosa e transformadora, pois as ideias estéticas são, em última análise, ideias de liberdade humana, estando aí inclusas as emoções, por meio da imaginação, o que possibilita às pessoas perceber propriedades como encanto, equilíbrio, harmonia e ritmo. A Dimensão Estética relaciona-se, deste modo, com a construção do conhecimento pela sensibilidade, pelas percepções de mundo e sua relação com a ética, pois contribui de forma significativa para o desenvolvimento dos indivíduos. |
id |
UFMG-2_1fb22506f837d39fd394a9981ccfdef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22807 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão EstéticaCompetência Informacional. Estética. Dimensões da Competência.A Competência Informacional é uma temática que vem se destacando nos últimos anos, dada a sua relevância para a sociedade. Ser competente em informação significa desenvolver um conjunto de habilidades para o uso eficiente dos recursos informacionais, o aprendizado ao longo da vida e o pensamento crítico. Para ser desenvolvida em plenitude, a Competência Informacional precisa fundar-se em quatro dimensões: Técnica; Estética; Ética e Política, mantendo-se o equilíbrio entre elas. Dá ênfase à Dimensão Estética da Competência Informacional: tema ainda obscuro no que se refere ao seu estudo e aplicação na Ciência da Informação. Esta dimensão é aquela que se relaciona com a sensibilidade, com a criatividade. Sendo assim, relacionar a Estética à Competência Informacional se reflete na construção de uma sociedade equilibrada, generosa e transformadora, pois as ideias estéticas são, em última análise, ideias de liberdade humana, estando aí inclusas as emoções, por meio da imaginação, o que possibilita às pessoas perceber propriedades como encanto, equilíbrio, harmonia e ritmo. A Dimensão Estética relaciona-se, deste modo, com a construção do conhecimento pela sensibilidade, pelas percepções de mundo e sua relação com a ética, pois contribui de forma significativa para o desenvolvimento dos indivíduos.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 41-56Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 41-56Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 41-561981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807/18391Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrelo, Eliane Rodrigues MotaVitorino, Elizete Vieira2020-06-26T14:56:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22807Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T14:56:52Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
title |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
spellingShingle |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética Orelo, Eliane Rodrigues Mota Competência Informacional. Estética. Dimensões da Competência. |
title_short |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
title_full |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
title_fullStr |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
title_full_unstemmed |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
title_sort |
Competência Informacional: um olhar para a Dimensão Estética |
author |
Orelo, Eliane Rodrigues Mota |
author_facet |
Orelo, Eliane Rodrigues Mota Vitorino, Elizete Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Vitorino, Elizete Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orelo, Eliane Rodrigues Mota Vitorino, Elizete Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Informacional. Estética. Dimensões da Competência. |
topic |
Competência Informacional. Estética. Dimensões da Competência. |
description |
A Competência Informacional é uma temática que vem se destacando nos últimos anos, dada a sua relevância para a sociedade. Ser competente em informação significa desenvolver um conjunto de habilidades para o uso eficiente dos recursos informacionais, o aprendizado ao longo da vida e o pensamento crítico. Para ser desenvolvida em plenitude, a Competência Informacional precisa fundar-se em quatro dimensões: Técnica; Estética; Ética e Política, mantendo-se o equilíbrio entre elas. Dá ênfase à Dimensão Estética da Competência Informacional: tema ainda obscuro no que se refere ao seu estudo e aplicação na Ciência da Informação. Esta dimensão é aquela que se relaciona com a sensibilidade, com a criatividade. Sendo assim, relacionar a Estética à Competência Informacional se reflete na construção de uma sociedade equilibrada, generosa e transformadora, pois as ideias estéticas são, em última análise, ideias de liberdade humana, estando aí inclusas as emoções, por meio da imaginação, o que possibilita às pessoas perceber propriedades como encanto, equilíbrio, harmonia e ritmo. A Dimensão Estética relaciona-se, deste modo, com a construção do conhecimento pela sensibilidade, pelas percepções de mundo e sua relação com a ética, pois contribui de forma significativa para o desenvolvimento dos indivíduos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22807/18391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 41-56 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 41-56 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 41-56 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711081278472192 |