Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071 |
Resumo: | O artigo apresenta aspectos da diversidade terminológica relacionada à Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva na produção científica da área da Ciência da Informação brasileira, caracterizando ocorrências de polissemia e sinonímia, e, buscando contribuir para redução da ambiguidade do campo conceitual da área. Foram analisados 29 artigos de 101 encontrados na base BRAPCI. Desses artigos foram extraídos 40 conceitos, os quais foram submetidos à análise, conforme: a) os termos e conceitos de referência, b) as categorias Processo, Função, Produto ou Tecnologia e, c) associação de autores por conceito de referência. Os resultados mostram que: a) se confirma a existência dos fenômenos de polissemia e sinonímia, b) embora o termo Inteligência Competitiva tenha sido predominantemente adotado pelos autores, ele se apresenta com uma ampla variedade de conceitos, c) predominância da categoria processo, d) dispersão de sentidos na análise cronológica, não sobressaindo predominância de um ou outro conceito referencial e, e) categoria tecnologia apresenta-se concentrada nas publicações entre 1999 e 2001. Conclui que, tendo em vista a fragilidade terminológica constatada por esta pesquisa, deve-se aprofundar a análise desses termos e conceitos verificando o seu comportamento em áreas afins a aqui estudada, o que certamente mostraria outros aspectos da diversidade terminológica. |
id |
UFMG-2_4a8c8bd404d7019142fc990cc2782e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23071 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológicaInteligência de NegóciosInteligência CompetitivaAnálise terminológicaO artigo apresenta aspectos da diversidade terminológica relacionada à Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva na produção científica da área da Ciência da Informação brasileira, caracterizando ocorrências de polissemia e sinonímia, e, buscando contribuir para redução da ambiguidade do campo conceitual da área. Foram analisados 29 artigos de 101 encontrados na base BRAPCI. Desses artigos foram extraídos 40 conceitos, os quais foram submetidos à análise, conforme: a) os termos e conceitos de referência, b) as categorias Processo, Função, Produto ou Tecnologia e, c) associação de autores por conceito de referência. Os resultados mostram que: a) se confirma a existência dos fenômenos de polissemia e sinonímia, b) embora o termo Inteligência Competitiva tenha sido predominantemente adotado pelos autores, ele se apresenta com uma ampla variedade de conceitos, c) predominância da categoria processo, d) dispersão de sentidos na análise cronológica, não sobressaindo predominância de um ou outro conceito referencial e, e) categoria tecnologia apresenta-se concentrada nas publicações entre 1999 e 2001. Conclui que, tendo em vista a fragilidade terminológica constatada por esta pesquisa, deve-se aprofundar a análise desses termos e conceitos verificando o seu comportamento em áreas afins a aqui estudada, o que certamente mostraria outros aspectos da diversidade terminológica.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 168-187Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 168-187Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 168-1871981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071/18652Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, AlexandreCafé, Ligia Maria ArrudaGodoy Viera, Angel Freddy2020-06-26T19:26:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23071Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:26:51Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
title |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
spellingShingle |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica Lucas, Alexandre Inteligência de Negócios Inteligência Competitiva Análise terminológica |
title_short |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
title_full |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
title_fullStr |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
title_full_unstemmed |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
title_sort |
Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica |
author |
Lucas, Alexandre |
author_facet |
Lucas, Alexandre Café, Ligia Maria Arruda Godoy Viera, Angel Freddy |
author_role |
author |
author2 |
Café, Ligia Maria Arruda Godoy Viera, Angel Freddy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Alexandre Café, Ligia Maria Arruda Godoy Viera, Angel Freddy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência de Negócios Inteligência Competitiva Análise terminológica |
topic |
Inteligência de Negócios Inteligência Competitiva Análise terminológica |
description |
O artigo apresenta aspectos da diversidade terminológica relacionada à Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva na produção científica da área da Ciência da Informação brasileira, caracterizando ocorrências de polissemia e sinonímia, e, buscando contribuir para redução da ambiguidade do campo conceitual da área. Foram analisados 29 artigos de 101 encontrados na base BRAPCI. Desses artigos foram extraídos 40 conceitos, os quais foram submetidos à análise, conforme: a) os termos e conceitos de referência, b) as categorias Processo, Função, Produto ou Tecnologia e, c) associação de autores por conceito de referência. Os resultados mostram que: a) se confirma a existência dos fenômenos de polissemia e sinonímia, b) embora o termo Inteligência Competitiva tenha sido predominantemente adotado pelos autores, ele se apresenta com uma ampla variedade de conceitos, c) predominância da categoria processo, d) dispersão de sentidos na análise cronológica, não sobressaindo predominância de um ou outro conceito referencial e, e) categoria tecnologia apresenta-se concentrada nas publicações entre 1999 e 2001. Conclui que, tendo em vista a fragilidade terminológica constatada por esta pesquisa, deve-se aprofundar a análise desses termos e conceitos verificando o seu comportamento em áreas afins a aqui estudada, o que certamente mostraria outros aspectos da diversidade terminológica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23071/18652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 168-187 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 168-187 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 168-187 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082360602624 |