As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602 |
Resumo: | Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas. |
id |
UFMG-2_58606913d6098a39e3454d53022e4de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22602 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileiraEditoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória, bibliográfica e descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 25-38Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 25-38Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 25-381981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602/18186Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaolinelli, Sônia Maria RezendeGaydeczka, BeatrizAnjo, Luiz Fernando Resende dos Santos2020-06-26T12:18:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22602Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:18:38Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
title |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
spellingShingle |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira Paolinelli, Sônia Maria Rezende Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior. |
title_short |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
title_full |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
title_fullStr |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
title_full_unstemmed |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
title_sort |
As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira |
author |
Paolinelli, Sônia Maria Rezende |
author_facet |
Paolinelli, Sônia Maria Rezende Gaydeczka, Beatriz Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gaydeczka, Beatriz Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paolinelli, Sônia Maria Rezende Gaydeczka, Beatriz Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior. |
topic |
Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior. |
description |
Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602/18186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 25-38 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 25-38 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 25-38 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1788989851702394880 |