As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paolinelli, Sônia Maria Rezende
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gaydeczka, Beatriz, Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602
Resumo: Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.
id UFMG-2_58606913d6098a39e3454d53022e4de4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22602
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileiraEditoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória, bibliográfica e descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 25-38Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 25-38Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 25-381981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602/18186Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaolinelli, Sônia Maria RezendeGaydeczka, BeatrizAnjo, Luiz Fernando Resende dos Santos2020-06-26T12:18:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22602Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:18:38Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
title As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
spellingShingle As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
Paolinelli, Sônia Maria Rezende
Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.
title_short As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
title_full As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
title_fullStr As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
title_full_unstemmed As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
title_sort As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
author Paolinelli, Sônia Maria Rezende
author_facet Paolinelli, Sônia Maria Rezende
Gaydeczka, Beatriz
Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos
author_role author
author2 Gaydeczka, Beatriz
Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paolinelli, Sônia Maria Rezende
Gaydeczka, Beatriz
Anjo, Luiz Fernando Resende dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.
topic Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.
description Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602/18186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 25-38
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 25-38
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 25-38
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1788989851702394880