Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623 |
Resumo: | Information and knowledge have been cited for two decades as competitive advantage tools. Recently, the use of them is discussed in promotion of the innovation. The premise indicates that human interaction, information sharing and knowledge creation are vital for the success of organizations that need to learn and innovate all the time. This paper has the intention to examine the relation between a dynamic environment of acquisition, dissemination and the use of information; the subsequent knowledge creation and the formation of teams, showing similarities between each one of these perspectives. |
id |
UFMG-2_5c9be7f696c1a77f90a3e6fee842cc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23623 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovaçãoGestão da InformaçãoCriação de ConhecimentoEquipes de InovaçãoInformation and knowledge have been cited for two decades as competitive advantage tools. Recently, the use of them is discussed in promotion of the innovation. The premise indicates that human interaction, information sharing and knowledge creation are vital for the success of organizations that need to learn and innovate all the time. This paper has the intention to examine the relation between a dynamic environment of acquisition, dissemination and the use of information; the subsequent knowledge creation and the formation of teams, showing similarities between each one of these perspectives.Informação e conhecimento têm sido citados por duas décadas como ferramentas de vantagem competitiva. Recentemente, discute-se a utilização destas na promoção da inovação. A premissa indica que a interação de indivíduos, o compartilhamento de informação e criação do conhecimento são vitais para o sucesso das organizações que precisam aprender e inovar a todo o momento. O artigo tem como propósito examinar a relação entre um ambiente dinâmico de aquisição, disseminação e utilização da informação, a subseqüente criação do conhecimento e a formação de equipes, elencando similaridades entre cada uma destas perspectivas.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2009-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 204-219Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 204-219Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 204-2191981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623/19087Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVick, ThaisNagano, Marcelo SeidoAlmada Santos, Fernando César2020-06-29T13:58:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23623Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-29T13:58:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
title |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
spellingShingle |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação Vick, Thais Gestão da Informação Criação de Conhecimento Equipes de Inovação |
title_short |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
title_full |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
title_fullStr |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
title_full_unstemmed |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
title_sort |
Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação |
author |
Vick, Thais |
author_facet |
Vick, Thais Nagano, Marcelo Seido Almada Santos, Fernando César |
author_role |
author |
author2 |
Nagano, Marcelo Seido Almada Santos, Fernando César |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vick, Thais Nagano, Marcelo Seido Almada Santos, Fernando César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Informação Criação de Conhecimento Equipes de Inovação |
topic |
Gestão da Informação Criação de Conhecimento Equipes de Inovação |
description |
Information and knowledge have been cited for two decades as competitive advantage tools. Recently, the use of them is discussed in promotion of the innovation. The premise indicates that human interaction, information sharing and knowledge creation are vital for the success of organizations that need to learn and innovate all the time. This paper has the intention to examine the relation between a dynamic environment of acquisition, dissemination and the use of information; the subsequent knowledge creation and the formation of teams, showing similarities between each one of these perspectives. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23623/19087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 No. 2 (2009); 204-219 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 14 Núm. 2 (2009); 204-219 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 14 n. 2 (2009); 204-219 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711085596508160 |