ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Emeide Nóbrega
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Araújo da Silva, Alzira Karla, Santos, Edilene Toscano Galdino dos, Lima, Izabel França de, Rodrigues, Marcos Paulo Farias, Costa, Suzana Queiroga da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557
Resumo: This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. It records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice” .It is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. It was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.
id UFMG-2_674e914410f9e870a96cb3c58887b9ac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23557
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practiceAprendizagem organizacional em unidades de informação: do grupo focal à comunidade de práticaAprendizagem organizacional. Grupo focal. Unidade de informação. Comunidade de prática.This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. It records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice” .It is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. It was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.Apresenta os resultados do mapeamento das práticas para a promoção da aprendizagem organizacional. Registra a possibilidade de originar o processo de aprendizagem com as próprias experiências e as dos outros, ao adotar-se a técnica de grupo focal, facilitadora da formação de “comunidades de prática”. Caracteriza-se como estudo de caso múltiplo em unidades de informação, instrumentalizado pela entrevista e observação, tendo como sujeitos os bibliotecários. Conclui que a partilha de experiências possibilita a construção de um conhecimento coletivo de aprendizagem e identidadePerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso múltiplo em unidades de informação, instrumentalizada pela entrevista e observaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 13 No. 3 (2008); 78-95Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 13 Núm. 3 (2008); 78-95Perspectivas em Ciência da Informação; v. 13 n. 3 (2008); 78-951981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557/19021Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Emeide NóbregaAraújo da Silva, Alzira KarlaSantos, Edilene Toscano Galdino dosLima, Izabel França deRodrigues, Marcos Paulo FariasCosta, Suzana Queiroga da2020-06-29T13:51:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23557Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-29T13:51:53Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
Aprendizagem organizacional em unidades de informação: do grupo focal à comunidade de prática
title ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
spellingShingle ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
Duarte, Emeide Nóbrega
Aprendizagem organizacional. Grupo focal. Unidade de informação. Comunidade de prática.
title_short ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
title_full ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
title_fullStr ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
title_full_unstemmed ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
title_sort ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INFORMATION UNITS: from focal group to community of practice
author Duarte, Emeide Nóbrega
author_facet Duarte, Emeide Nóbrega
Araújo da Silva, Alzira Karla
Santos, Edilene Toscano Galdino dos
Lima, Izabel França de
Rodrigues, Marcos Paulo Farias
Costa, Suzana Queiroga da
author_role author
author2 Araújo da Silva, Alzira Karla
Santos, Edilene Toscano Galdino dos
Lima, Izabel França de
Rodrigues, Marcos Paulo Farias
Costa, Suzana Queiroga da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Emeide Nóbrega
Araújo da Silva, Alzira Karla
Santos, Edilene Toscano Galdino dos
Lima, Izabel França de
Rodrigues, Marcos Paulo Farias
Costa, Suzana Queiroga da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional. Grupo focal. Unidade de informação. Comunidade de prática.
topic Aprendizagem organizacional. Grupo focal. Unidade de informação. Comunidade de prática.
description This work presents the results of the mapping of some practices applied to promote organizational learning. It records the possibility to originate the process of learning from experiences of its own and of others when the focal group technique is adopted as to facilitate the formation of “communities of practice” .It is characterized as a multiple case study in information units, based on interviews and observation of librarians. It was concluded that experiences shared can build collective learning knowledge and identity.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso múltiplo em unidades de informação, instrumentalizada pela entrevista e observação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23557/19021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 13 No. 3 (2008); 78-95
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 13 Núm. 3 (2008); 78-95
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 13 n. 3 (2008); 78-95
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711084961071104