Liderança em uma biblioteca: compreensões sob a perspectiva da Liderança Relacional Socioconstrucionista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215525 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
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Liderança em uma biblioteca: compreensões sob a perspectiva da Liderança Relacional SocioconstrucionistaGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaBibliotecas universitáriasBibliotecas escolaresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Esta tese teve como objetivo compreender como emergem processos de Liderança Relacional em uma biblioteca, a partir da perspectiva Socioconstrucionista. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista com todos os servidores de uma biblioteca pertencente a um instituto federal de ensino (IF), que se enquadra como biblioteca mista, pois atende ao público escolar (educação básica e técnica) e acadêmico/universitário (educação superior). A relacionalidade é um dos elementos-chave para a liderança em bibliotecas que se situam no nível intermediário da estrutura organizacional macro a que pertencem. Assim, uma das linhas de pesquisa na área de liderança que se adequa a este contexto é a abordagem da Liderança Relacional Socioconstrucionista (LRSC), que envolve estudos sobre construções sociais de liderança em meio a dinâmicas relacionais entre indivíduos engajados em atividades conjuntas. A análise temática foi baseada no modelo de Três Componentes de Endres e Weibler (mecanismo de liderança, conteúdo de liderança e manifestação de liderança) e nos referenciais da Ontologia DAC ? Direção, Alinhamento e Compromisso. Os resultados revelaram como ocorrem os processos de interação e construção social com potencial para a emergência de processos de LRSC; quais os elementos facilitam e dificultam a construção de conexões relacionais positivas e como os processos de LRSC se manifestam em atividades cotidianas de trabalho na biblioteca. Em síntese, conclui-se que processos de LRSC emergem no trabalho cotidiano de uma biblioteca quando pessoas, em atividade conjunta, estabelecem dinâmicas relacionais positivas e cocriam forças influenciadoras, capazes de gerar Direção, Alinhamentos e Compromisso. Como contribuição ao modelo de Três Componentes, foi proposta a inclusão dos referenciais da ontologia DAC para análise dos processos de manifestação de liderança e identificada a situação atípica de ?interrupção do processo de liderança em curso?, que ocorre quando forças influenciadoras mediadoras não emergem nos processos de construção social, não descrita no modelo. A inclusão da ontologia DAC no processo de análise gerou um resultado inesperado ao oferecer suporte para sugerir que a produção de DAC em atividades cotidianas de trabalho em conjunto (interpessoal e / ou coletivo), na perspectiva socioconstrucionista, ocorre quando forças influenciadoras são coconstruídas em processos dinâmicos de interação relacional de alta qualidade. As contribuições científicas para o campo de liderança em bibliotecas se referem ao ineditismo quanto ao uso da perspectiva da LRSC, a indicação de que processos de LRSC, em atividades de trabalho cotidianas, favorecem o alcance dos resultados organizacionais e o fato de que problemas relacionais dificultam a emergência de processos de LRSC.Abstract: This thesis aimed to understand how Relational Leadership processes happen in a library, from the Socio-constructionist perspective. For this, a case study with a qualitative approach was developed, having as a data collection instrument the interview with all the public servants of a library that belongs to a Federal Educational Institute (IF), which fits as a mixed library, as it serves the school students (basic and technical education) and academic/university students (higher education). The relationality is one of the key elements to leadership in libraries placed in the intermediary level of the macro organizational structure they belong. Thus, one of the research lines in the leadership área that fits this context is the Socio-constructionist Relational Leadership (RSCL) approach, which involves studies about social constructions in leadership amid relational dynamics among individuals engaged in joint activities. The thematic analysis was based on the Three Component model of Endres and Weibler (leadership mechanism, leadership content and leadership manifestation) and in the DAC ontology framework ? Direction, Alignment and Commitment. The results revealed how the processes of interaction and social construction work as a potential for the emergency of RSCL processes; which of the elements facilitate and hinder the construction of positive relational connections and how the RSCL processes manifest in daily work activities in the library. In synthesis it concludes that RSCL processes emerge in the daily work of a library when people, in joint activities, establish positive relational dynamics and co-create influencing forces, capable of creating Direction, Alignment and Commitment (DAC). As a contribution to the Three Component model, was proposed the inclusion of the DAC ontology frameworks for the analysis of the processes of leadership manifestation and identified the atypical situation of ?interruption of the ongoing leadership process?, which occurs when mediating influencing forces fail to emerge in the social construction processes, not described in the model. The inclusion of the DAC ontology in the analysis process created unexpected results, as it offered support to suggest that the DAC occurrence in daily joint works (interpersonal or collective), in the socio-constructionist perspective, happens when influencing forces are co-constructed in high quality dynamic processes of relational interactions. The scientific contributions to the field of leadership in libraries refer to unprecedented use of the RSCL perspective, the indication that RSCL processes, in daily joint work activities, favors the reach of organizational results and also that relational problems hinder the emergency of RSCL processes.Alves, João Bosco da MotaCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaFaqueti, Marouva Fallgatter2020-10-21T21:17:33Z2020-10-21T21:17:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 p.| il.application/pdf368225https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215525porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:17:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215525Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:17:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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